Guia de RPG’s Indies

E aí galera!!

No post de hoje eu tive a ideia de fazer uma espécie de guia para todo o pessoal que tem gostado dessa onda de RPG’s independentes. Atualmente nós temos excelentes opções tanto no mercado internacional quanto aqui nas terras tupiniquins.

Hoje eu vou apresentar para vocês alguns dos RPG’s Indie que eu já baixei e aprovei, bem como uma breve explanação sobre sua temática e link para download:

+2d6: Este sistema em desenvolvimento foi criado pelo Tio Nitro do blog nitrodungeon. É um sistema genérico e completamente customizável que é bem instintivo para quem já conhece ou jogou D&D 3.5 e outros jogos do sistema d20. Rápido, leve e só usa dados de 6 faces. Um ótimo sistema pra quem quer facilidade na mesa de jogo sem abrir mão de regras bem construídas. O download é gratuito.



Abismo Infinito: Um legítimo Horror Space. Criado por John Nogéa, Abismo Infinito foi um dos vencedores do concurso Secular Games de design de jogos. O jogo aborda uma temática pouco explorada em jogos de RPG. Neste jogo você terá toda uma atmosfera de medo cthulhliana misturada num cenário espacial sombrio. O jogo chamou a atenção da galera Indie e sua publicação já foi anunciada pela Retropunk.






Busca Final: Produzido pela editora Secular Games, é um RPG bem diferente de se jogar. Em Busca Final os jogadores interpretam guerreiros em busca da magia que, sem nenhuma explicação, sumiu do mundo. O diferencial são fichas de personagens e as situações de testes que são decididas com cartas de baralho em vez de dados. Outra coisa bem interessante é a mecânica de narrativa compartilhada onde os jogadores tem oportunidade de construir a história junto com o mestre. Busca Final está disponível na forma de PDF (gratuito), ou na versão impressa por R$ 29,90 + Frete.



Mighty Blade: Já apresentado a vocês por mim numa resenha anterior, MB é um RPG clássico de fantasia medieval criado por Tiago Junges. Regras simples, somente dados de 6 lados e elementos icônicos. RPG perfeito pra ensinar iniciantes e curtir uma partida rápida com os amigos. Mighty Blade tem um ótimo suporte on line, com muitos suplementos e aventuras disponíveis. Gratuito em PDF, ou de forma paga na versão impressa.




Malditos Goblins!: Outro RPG do Tiago “Coisinha Verde” Junges. Eu considero este um dos RPGs mais divertidos e engraçados de se jogar. Em Malditos Goblins! você encarna nada mais que um repugnante, fracote e fedorento Goblin. Isso mesmo. Neste jogo você tem que ajudar seu grupo goblins a saquear a caravanas humanas, proteger o covil contra aventureiros ou atacar outras tribos goblins. Aqui você faz a ficha de personagem em 2 minutos e já começa jogar. E como neste RPG você vai morrer bem rápido, é bom que a ficha seja ágil de se fazer.  O que você esperava? Você é um goblin. Ótima opção para ensinar quem nunca jogou RPG.




Old Dragon: Definido pelos próprios autores com um “retroclone” de AD&D, mas voltado para o estilo mais simples e “old school” de jogar RPG. Este verdadeiro sucesso dos Indies Brasileiros tem marcado presença nas mesas de encontros de todo o país. Old Dragon é uma versão do antigo AD&D com as melhorias implementadas pelo sistema D20, mas ainda assim trazendo aquela sensação de RPG das antigas. Vários suplementos gratuitos e uma versão fastplay disponível para dowload além da versão impressa que pode ser comprada.




Terra Devastada: Um sistema feito por brasileiros e com uma qualidade que me deixou surpreso. A arte é simplesmente fantástica. Pra quem gosta de jogos de apocalipse Zumbi este é uma ótima pedida. O jogo ainda está em sua versão quickplay e mesmo assim já impressiona pela qualidade do material. Quem quiser saber notícias sobre este sistema pode conferir também o blog Sala 101.




Terras de Shiang: Trata-se de um cenário com temática oriental,  criado por Leonardo Andrade, que nos coloca dentro de um continente onde as raças evoluíram à partir de répteis, símios e felinos. O Sistema de regras adotado é o ReOps (antigo Ópera RPG). Terras de Shiang está disponível em netbook para dowload gratuitamente. O livro impresso será laçado agora na próxima RPGCon. Será um manual de 180 páginas com capa dura, com uma história em quadrinhos colorida introduzindo o livro.

Sobre Rafael Thomaz

Rafael Thomaz escreveu 18 posts neste blog.

Mestre desde os 10 anos de idade. Jogador quase nunca. RPG no Coração e Tormenta na veia...

Comments

  1. Pingback: Posts que me “fizeram a cabeça” essa semana « Velhos amigos, novas histórias…

  2. Adorei, só representantes nacionais! Vou procurar experimentar cada um assim que puder. Bela iniciativa!

  3. Pingback: Encontro D30 de Maio var ser Louco! | D30 RPG

  4. Alguém já jogou o RPG Bionetica? É brasileiro também
    Gostaria de ouvir opinioes sobre o Bionetica, estou pensando em jogar

Leave a Comment