Podcast D30

#64 Podcast D30 – Concursos e comunidade de RPG Indie BR

Nesse episódio discutimos como os sistemas de jogos independentes mudaram nossa percepção sobre nossos jogos preferidos. Falamos com duas figuras ilustres do mundo indie RPG brasileiro, nosso amigo Tiago Marinho, da Secular Games, que nos honrou com sua primeira participação no podcast, esperamos que a primeira de muitas, e do novo amigo Fabiano “Chikago” Saccol, autor de jogos realmente interessantes, e com vários links ali embaixo.

Para mostrar que na sessão de RPG, como na vida, “a conversa não precisa parar”, chamamos eles para falar da comunidade de jogos indies, dos concursos que formam essa comunidade, e rolou uma ótima discussão sobre o papel do mestre, do sistema, e do jogador nessa coisa toda. Spoilers? É mestre contra jogador, claro! 😀

Juntaram-se aos convidados Ricardo Mallen, Gene Cavalcante, Thiago Freitas, Marcello Larcher, e do meio pro final eu, Janary Damascena. Mais um excelente encontro que tivemos em Curitiba, durante o World RPG Fest. E de lá pra cá saiu a próxima fase do concurso Faça Você Mesmo 2018, de que falamos.

E ATENÇÃO: Não esqueça que seu comentário é fundamental para sabermos o que está indo bem, o que desagrada, temas futuros, sugestões e afins. Então, deixe seu recado aqui no site ou envie pelo nosso Facebook, ou ainda pelo e-mail d30rpg@gmail.com. Também temos um grupo de whatsappaqui está o link, mas pode usar o código QR ali do lado.

Para download clique com o botão direito do mouse e a opção “salvar como” no seguinte link: MP3. Para acrescentar nosso podcast no I-tunes é só seguir esse endereço, e agora estamos também no Spotify!

Um pouco do que a gente falou no podcast:

UED – Você é a Resistência

Projeto Memento

Tábula Rasa

Última Fortaleza 

V5

Vampiro: A Máscara

Desmortos

Secular Games

Legacy: Life Among the Ruins

Blades in the Dark

Apocalipse World

PBTA

Dungeon World

Rol RPG

Concurso Faça Você Mesmo

Dread

Pedra Viva

Laboratório de Jogos

Inspectres

Unity

Star Wars RPG

D&D 4e

Rastro de Cthulhu

Violentina

Abismo Infinito

Onírica