Podcast D30

Relíquias será o tema do Encontro D30 de Setembro

*** ATENÇÃO: O ENCONTRO já está marcado dia 20 de setembro! .

 

The Rod of Seven PartsEstamos nos adiantando para dar mais tempo aos mestres dessa vez para prepararem suas aventuras. Fechamos hoje a votação sobre o tema, e Relíquias ganhou com mais do dobro de votos dos outros temas sugeridos.

NumeneraUma Relíquia em RPG pode ser o tesouro que está sendo procurado na própria aventura, um perigo que precisa ser destruído (talvez um anel?), ou algo que os vilões estão procurando e os heróis precisam encontrar antes. Temas de filmes como Indiana Jones, e jogos como Tomb Raider, ou Uncharted.

No mundo real as relíquias são ligadas à religião, como os ossos de um santo, ou os panos que envolveram um antigo sacerdote após a sua morte. Exemplos são o Santo Graal, a Lança de Longinus, ou o Sudário de Turim. São histórias mágicas de fé e adoração, ou como diria Eça de Queiroz no título de seu livro A Relíquia, “sobre a nudez forte da verdade, o manto diáfano da fantasia”.

VecnaLivesCoverNos mundos fantásticos essa Relíquia pode ser um artefato mágico, um mapa de tesouro perdido, uma pistola amaldiçoada, um chip de acesso lendário que consegue quebrar qualquer firewall…

Book-of-NodExemplos não faltam, e são os artefatos de D&D, como a Haste de Sete Partes, o Baralho de Muitas Coisas, a espada Vorpal, ou coisas que você mesmo fez em sua campanha, como as Relics of Power da Kobold Press.

Cada mundo tem suas próprias relíquias, como a Mão de Vecna, em Oerth, a Pedra de Finder, em Faerûn, a Espada Solar de Baróvia, ou Rhumann, a espada de Khalmyr em Arton. Outras campanhas têm os nomes de relíquias famosas, como Dragonlance e Warhammer. Ou Numenera, em que achar as relíquias tecnológicas de civilizações passadas é o tema do jogo.

2v1szl4Outros RPGs também têm suas relíquias também, como os fragmentos do Livro de Nod em Vampiro: A Máscara, o Necronomicon em Cthulhu, o bat’leth de Kahless em Star Trek, ou os holocubos Jedis em Star Wars.

O Encontro D30 deve acontecer no dia 16 de agosto, e vamos divulgar mais detalhes perto do evento. Os mestres que já quiserem se inscrever, aqui está o formulário!

Obs. Apenas a cabeça de Vecna não deve ser usada, essa relíquia já matou muitos aventureiros desavisados.

head_of_vecna_800x264