Podcast D30

#34 PODCAST D30 – DICAS PARA PLANEJAR SUA CAMPANHA

Para o RPG, a palavra campanha já teve um significado mais corriqueiro do que se vê nos dias de hoje em que levar uma história por incontáveis meses ou anos, com o mesmo grupo, é algo não tão comum. Em tempos de imediatismo e consumo rápido, onde aventuras de apenas uma sessão ganham cada vez mais espaço pelo dinamismo e falta de possibilidades para comprometimento em longo prazo, jogar/narrar uma campanha talvez seja um pouco mais difícil. Mas de forma alguma é impossível!

Se buscarmos pela origem do termo na língua portuguesa, veremos que uma campanha significa uma série de determinadas operações ou esforços sistemáticos enviados para a obtenção de um resultado específico, que também pode levar em conta um certo local e em tempo determinado, comumente empreendidas em períodos de guerra ou de expedição para conhecimento específico.

Esse conceito é bem relacionado ao que usamos no RPG, pois o que seriam campanhas de jogo se não expedições para descobrir algo ou realizar esforços para resolver determinado problema? Então chegamos a este ponto com uma ideia melhor do que se trata uma campanha, mas você não é um mestre veterano (e com muitas campanhas “nas costas”) ou já jogou muito, mas precisa estar constantemente atualizado com novas ideias, aqui está uma boa oportunidade para ver ou rever métodos de como planejar uma campanha.

Para isso, Gene Cavalcante, Marcello Larcher e eu – Janary Damacena; sentamo-nos ao redor do velho gravador mais uma vez para abordar um tema importante para nossas mesas e elencar dicas que podem ajudar em seu jogo. Então, se aconchegue em um cantinho bacana, coloque aqueles fones de ouvido e vamos nessa em mais podcast!

Para escutar clique aqui:

 

E ATENÇÃO: Não esqueçam que seu comentário é fundamental para sabermos o que está indo bem, o que desagrada, temas futuros, sugestões e afins. Então, deixe seu recado aqui no site ou envie pelo nosso Facebook, ou ainda pelo e-mail d30rpg@gmail.com

Para download clique com o botão direito do mouse e a opção “salvar como” em um dos seguintes links: MP3ZIP. Para acrescentar nosso podcast no I-tunes é só seguir esse endereço.

 

Um pouco do que a gente falou durante o Podcast:

A Bandeira do Elefante e da Arara

Critical Role

Dungeons and Dragons

Lobisomem: O Apocalipse

Pendragon

Savage World

Star Trek