Podcast D30

Adeus a Joe Dever, o último Lorde Kai

“Não duvide de seu propósito nem de sua força” – Joe Dever, em Prisioneiros do Tempo.
 

joe_deverE bem no fim do ano perdemos o grande autor Joe Dever. Na manhã dessa quarta-feira (30), a família do inglês anunciou que ele faleceu no hospital. Dever estava mal há algum tempo, por conta de uma cirurgia biliar que causou efeitos colaterais. Em outubro precisou ser internado para se tratar dessas complicações.

Eu tive a oportunidade de conversar algumas vezes com o Joe, e era um cara bem legal, sempre animado e divertido. Uma das coisas maneiras é que ele sempre tinha um tempinho para trocar umas ideias com fãs e foi isso que fiz. Um dia entrei em contato com ele para falar o quanto tinha curtido os livros e como eles me inspiraram nas minhas mesas, e não é que ele respondeu!? E mais, manteve contato em conversas animadas sobre algumas escolhas durante as jornadas e o clima das aventuras!

lobo-solitarioQuem me conhece sabe sempre fui bastante fã das Aventuras Fantásticas, e quando era garoto li todas que saiam por aqui. Foi então que, no começo dos anos 1990, me deparei com o Lobo Solitário, que seguia a mesma lógica, mas tinha uma pegada mais fantasia sombria, enquanto as aventuras fantásticas eram mais “capa e espada”.

Comecei com Fuga da Escuridão, que é realmente o primeiro livro e fui capturado instantaneamente! A leitura começa sendo você o único sobrevivente de um ataque devastador no mosteiro onde estava aprendendo as habilidades dos Lordes Kai. A partir daí, você jura vingança contra os seres das trevas que massacraram os guerreiros Kai. Assim começa a jornada perigosa para a capital para avisar o rei da terrível ameaça contra seu povo. E disso parti para outras três aventuras que saíram por aqui, e alguns anos depois consegui alguns outros livros de fora.

Sobre o autor

Nascido em 12 de fevereiro de 1956 na cidade inglesa de Chingford, Joe começou a jogar RPG com o surgimento de D&D, sendo que em 1977 criou um cenário para esse sistema, chamado Magnamund. Alguns anos depois, mais precisamente em 1984, com o agito causado pelos livros-jogo, Dever consegue publicar o primeiro livro da sua série: O Lobo Solitário.

lonewolf06ahw8Aqui vale destacar que esse cenário foi sua obra-prima! Na história a terra norte de Sommerlund, que tinha a tradição secular de enviar os filhos e filhas dos Senhores Guerreiros para o mosteiro de Kai – onde eram ensinadas as habilidades e disciplinas de seus nobres pais – você é o Lobo Solitário, último Lorde Kai, e que tem a árdua missão de lutar contra os Naar, as forças do mal que tentam dominar o mundo. Uma das características principais de suas histórias, era que se voltavam mais ao público mais velho, sendo mais voltado ao estilo de fantasia sombria que nem era tão forte quanto hoje.

Com esse enredo, Joe chegou a marca de 11 milhões de vendas, com  tradução para espanhol, francês, alemão, italiano, sueco, polonês e, entre outras, o português. Sim, alguns livros-jogo da serie chegaram ao Brasil através da Editora Marques Saraiva. A serie foi publicada até completar 30 volumes (e 14 anos), fora isso houve romances, games, audiobooks, HQ’s, wargames e, claro, RPGs baseados na saga do último monge guerreiro (o Lobo Solitário do título).

lonewolfbox

Falando nisso, no ano passado, a editora inglesa Cubicle Seven convocou Joe Dever para lançar um RPG definitivo sobre o Lobo Solitário, e o resultado ficou incrível! As artes internas de alta qualidade, os textos são todos revisitados por Joe em tudo que ele já escreveu para dar sustância ao material com a ajuda de outros autores. O volume fez tão bonito que neste ano acabou indicado ao The Gen Con EN World RPG Awards (o “ENnies”), maior premiação de jogos de RPG do mundo, concorrendo nas categorias de “melhor jogo para família”, “melhor produto à venda” e “melhores regras”.

lw5cPara não ficar estagnado no tempo, em 2013, Joe investiu esforços em um game mobile com seus textos do Lobo Solitário o que gerou quase três milhões de downloads em menos de três anos. Neste final de ano, Joe estava escrevendo alguns suplementos para o RPG da Cubicle Seven e os dois últimos volumes dos livros-jogo. Com a inesperada morte do autor, não se sabe o que será feito desses materiais.

 

lone_wolf_logo