Podcast D30

Mitologia será o tema do próximo encontro D30, 10 de junho!

Mais uma enquete concorrida para o tema do encontro, e dessa vez Mitologia venceu com exatos 100 votos! Foram dias discutindo o tema no nosso grupo do Whatsapp e no Facebook, então deu tempo de amadurecer a ideia! Aliás, as inscrições já estão abertas!

Mitologia pode ser uma aventura que se passa nos tempos mitológicos na nossa Terra, como a Grécia Antiga, Era Viking, Reino Antigo do Egito, Civilização Védica, China Imperial… toda a Antiguidade é feita de uma mitologia rica e abundante. 

Também é possível ir visitar os reinos mágicos, como Valhala e Asgard, reinos dos deuses nórdicos e super-heróis da Marvel, a cidade perdida de Atlântida, ou a colônia avança de Aruanda, para os umbandistas. Camelot e os cavaleiros da Távola Redonda, o El Dorado dos índios, a Hiperbórea relatada por Heródoto e que inspirou Conan, de “hic svunt Dracones” do mundo real. 

Aliás, criaturas inventadas, como o unicórnio, os gigantes, o grande lobo no final dos tempo, anjos e demônios, vampiros… todos podem ter uma aventura inteira baseadas apenas em seus mitos. 

Uma aventura pode visitar os mitos modernos, como em Deuses Americanos, de Neil Gaiman, ou A Bandeira do Elefante e da Arara, com mitos das religiões brasileiras e africanas, bem como cultos dos santos católicos. O próprio Jardim do Éden, Inferno e Purgatório, temas da jornada de Dante Alighieri.

E a própria mitologia dos RPGs é bem legal de visitar, com deuses dos mundos ficcionais, como Arton, Faerûn, Titan, Rokugan, Westeros ou da Terra Média. E mitos dos jogos, como os Antediluvianos de Vampiro: A Máscara, ou os filhos dos deuses em Scion. E há muita inspiração na literatura, como Percy Jackson, Harry Potter, Dracula… Claro que tem Yggdrasil, e o próprio D&D está inventando sua própria mitologia.

Além de uma mitologia do futuro, tão típica da ficção científica, como o Discworld de Terry Pratchet, ou a guerra entre os Time Lords de Gallifrey e as Daleks de Skaro. E talvez não seja à toa que a história do capitão Kirk seja tão similar à de Odysseus… alias, vejam o episódio “Who Mourns for Adonais?” ou a continuação feita por fãs em “Pilgrim of Eternity“. 

Os mestres já podem se inscrever nesse link, e jogadores não precisam se inscrever. Como sempre, o tema é apenas um desafio, e claro que você pode levar uma aventura que não tem nada a ver com a sugestão…

Recomendamos aos mestres que leiam esse post sobre aventuras em dias de eventos, as dicas do Valberto para estruturar sua aventura, e nosso podcast novo com dicas para mestrar em encontros. E aos jogadores que leiam nosso artigo e escutem nosso podcast sobre como melhorar sua atitude nas mesas de RPG!