Podcast D30

1001 recheios para Sanduíches

A fome dos aventureiros costuma ser tão lendária quanto seus feitos. Pensando nisso, a Menina-Gato procurou sua melhor amiga, a Menina-Porquinho, conhecida por ter as receitas mais fundamentais para qualquer reunião divertida com amigos, e conseguiu depois de usar um pouco de sua persuasão, arrancar as famosas receitas dos 1001 recheios de sanduíches.

Vale muito a pena guardar essas receitas. Segundo a Menina-Porquinho, elas já salvaram várias vezes a barriga de seus amigos da miséria! Confira aí. É possível que você tenha na geladeira os ingredientes para fazer uma delas hoje mesmo. O pão, você escolhe. Eu sempre prefiro pão francês cortado ao meio e aquecido um pouquinho.

Receita 1

Saladinha de pepino com maionese:

Ingredientes:
– 1 pepino
– 1 tomate
– 100 a 200 g de presunto
– maionese
– pimenta do reino
– sal

Modo de preparo:
Tirar o miolo do pepino e descartar. Picar o pepino em fatiazinhas finas. Salgar e reservar. Tirar o miolo do tomate e descartar. Picar o tomate. Picar o presunto. Espremer o pepino para retirar a água que ele soltou. Misturar tudo numa tigela grande: pepino, tomate, presunto, maionese. Não precisa colocar mais sal! Temperar com pimenta do reino a gosto.

Receita 2

Atum de lata com maionese

Esse é óbvio, não vou explicar. É só para lembrar que é uma possibilidade de recheio.

Receita 3

Lingüiça Blumenau com picles (regional)

Ingredientes:
– 1 lingüiça Blumenau. Essa lingüiça é vendida no Paraná e em Santa Catarina. É uma lingüiça defumada macia.
– 4 ou 5 pepinos em conserva
– maionese

Modo de preparo:
Esmigalhar a lingüiça. Picar o pepino. Misturar tudo com maionese.

Receita 4

Molho tártaro

Ingredientes:
– 1 punhado de alcaparras (isso, pega um punhado com a mão mesmo e espreme para retirar o caldo)
– 1 cebola pequena
– 2 pepinos em conserva
– salsinha
– maionese
– limão
– mostarda
– pimenta-do-reino

Modo de preparo:
Picar as alcaparras com cortador de temperos, bem miudinho. Picar os pepinos também, do mesmo jeito. Picar a cebola. Picar a salsinha. Tudo miudinho. Misturar os picados com a maionese, o suco de limão, a mostarda e a pimenta-do-reino. Geralmente o sal da alcaparra é suficiente, mas se quiser pode acrescentar mais sal.

Receita 5

Presunto e queijo gratinado

Ingredientes:
– presunto picado
– queijo picado
– maionese
– cebolinha se quiser

Modo de preparo:
Misturar tudo e colocar colheradas generosas dessa mistura sobre fatias de pão. Acomodar as fatias numa assadeira e levar ao forno para gratinar. Sem presunto já fica bom, e é uma variante para quem não come essas coisas boas da vida.

Receita 6

Milanesa 

Bife à milanesa que sobrou de ontem, maionese, alface (ou qualquer outra folha de salada) e tomate.

Receita 7

Pigbeef com vinagrete (coisa da Menina-Porquinho)

– pigbeef fatiado. O pigbeef também é conhecido como “rosbife”, mas não é aquela carne assada rosinha no meio (que também é bom). É uma gelatina de carne de boi e de porco com temperos, que é vendida fatiada junto com os frios. Minha marca preferida é a Hans, mas o da Ceratti também é muito bom. Existe a versão com azeitona e a sem. Embora pareça exótica, na verdade essa receita é bem simples e você acha tudo num bom supermercado/delicatessen.

Ingredientes:
– cebola picada em cubinhos
– vinagre de álcool
– azeite
– sal
– orégano seco
– tomilho seco
– kümmel (alcarávia, em português)
– cominho
– pimenta-do-reino

Modo de preparo:
Passar a cebola picada na água gelada e escorrer. Temperar com bastante vinagre, azeite, e os temperinhos da lista. Colocar várias fatias de pigbeef com muitas colheradas de vinagrete no pão francês ou ciabatta. Não beijar ninguém depois de comer esse sanduíche. (Ou beijar a pessoa que comeu também.)