Podcast D30

3:16 - Carnificina nas Estrelas

Hoje nós iremos falar de  um dos RPGs Indies internacionais com maior repercussão  na blogosfera nacional,  o 3:16 – Carnificina nas Estrelas. Porém, como aqui ninguém está afim de reinventar a roda e queremos muito falar desse jogo, republicaremos o post do nosso amigo Bebeto ou @CapitanMoe que já foi publicado anteriormente no Nerdbit, Retropunk e VortexRPG.

Espero que apreciem e até o nosso próximo post!

Mallien fã de Sci-Fi e Starcraft, que tem tudo a ver com 3:16.

O que você faria se vivesse 10.000 anos no futuro, onde a Terra chegou ao ápice utópico da sociedade, onde Medicina, Engenharia, Política e todas as outras ciências atingiram seu grau máximo de perfeição?
 
3:16 Carnificina Entre as Estrelas é um RPG de ficção científica baseado em filmes e jogos de guerras intergalácticas como Tropas EstelaresHalo.
 
Criado por Gregor Hutton, e vencedor do Prêmio High Rony de RPG, em 3:16 (três dezesseis) os jogadores encarnam soldados da 16ª Brigada do 3º Exercito Terráqueo (por isso o nome 3:16) e eles têm apenas uma missão: garantir que todo e qualquer tipo de vida alienígena (desde bactérias subdesenvolvidas até insetos gigantes comedores de gente) seja completamente exterminada, para que num futuro, essa raça não possa causar ameaças à Terra.
 
Todo mundo que já jogou ou que tem algum conhecimento sobre RPG, sabe que o primeiro passo para começar a jogar é a Criação dos Personagens onde se gasta bastante tempo e neurônios para detalhar todas as habilidades do seu querido PJ. Mas em 3:16 essa criação foi bastante simplificada por haver somente dois tipos de Habilidades denominadas: HC (Habilidade de Combate) e HFC (Habilidade Fora de Combate). Essas duas opções são as únicas escolhas para qualquer ação que o jogador quiser que seu personagem faça, de atirar com seu Rifle de Plasma até pilotar uma espaçonave alienígena.
 
Além da simplicidade dos atributos, 3:16 conta com uma nova mecânica de jogo chamada “Lembranças”, onde o personagem utiliza uma memória do passado para moldar uma situação atual como ele achar melhor. Essas Lembranças são divididas em Forças (uma lembrança vitoriosa do personagem) e Fraquezas (um trauma ou alguma fobia) que podem fazer com que o combate termine de uma forma gloriosa ou fazer com que o soldado fuja de medo em vez de ser comido por Criaturas-Planta Carnívoras!
 
Embora seja indicado para aventuras One Shot devido à sua simplicidade, em 3:16 os personagens também podem evoluir dentro de uma campanha. Isso acontece das seguintes formas:
 
– Alcançando Níveis: para aprimorar suas habilidades
– Subindo de Patente: O soldado que matar o maior número de inimigos em uma missão sobe de posto. (Democrático, não?)
– Aprimorando suas Armas: para aniquilar o maior número de Aliens possível!!
 
Meu maior elogio vai para a concepção do cenário, que vai contra a vertente de tudo que estamos acostumados sobre ET’s x Humanos. Na maioria dos filmes, séries ou jogos os humanos, com sua insuficiencia tecnológica e conhecimento rudimentar nos conhecimentos intergalácticos, são feitos de gato e sapato pelos alienígenas malvados que chegam sem ao menos nos dar uma explicação do porquê estão nos atacando.
 
Neste jogo os humanos são os “aliens malvados” que destróem tudo sem deixar um cartão de visitas (o que pode dar ao seu personagem um constante questionamento do “Porque de Estar Fazendo Aquilo”)
 
3:16 Carnificina Entre as Estrelas está sendo publicado no Brasil pela EditoraRetropunk. O livro inicialmente  estava sendo vendido em versão Impressa e PDF, mas o sucesso foi tão grande que a tiragem limitada da versão impressa acabou. Pelo menos na loja da Retropunk. Procure em outras lojas on-line, quem sabe você ache?

Mas não fique triste. Se você não achar a versão impressa ainda pode adquirir a versão do livro em PDF pela bagatela de R$ 11,90 direto na loja on line Retrostore

 
Fica aí a dica para veteranos, novatos e leigos no mundo do RPG.
 
Um abraço a todos do seu guia
Alberto “Bebeto”Miranda
 
Para finalizar seguem alguns links sobre 3:16 que valem ser conferidos:
 
– Link postado no site da Retropunk com material de 3:16 para Starcraft. Clique aqui.
-2  Links postados no site da Retropunk com materiais feitos por fãs para 3:16. Link1: Clique aqui Link2: Clique aqui
– Podcast do Pensotopia sobre 3:16. Clique aqui.