Podcast D30

# 42 PODCAST D30 – XP e desenvolvimento de personagens

Desde que surgiu, o RPG sempre instigou a ideia de ter personagens em um processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento progressivo, desencadeando modificações na história e, consequentemente, despertando potencialidades, habilidades, poderes, ampliando conhecimentos ou acumulando riquezas. Obviamente que para isso o tipo de jogo deveria permitir sessões contínuas em formato campanha para que essas transformações e mudanças fossem alcançadas.

Isso também quer dizer que os personagens deveriam receber alguma forma de experiência para passar de um “nível” mais simples e tornarem-se mais complexos, mais desenvolvidos e poderosos. O tempo passou e a forma de jogar RPG mudou muito, hoje temos uma vasta quantidade de jogos que atuam de outras maneiras nessa questão de evolução dos personagens.

Fato é que independente de termos campanhas longas ou mais rápidas, o progresso da história vai influenciar de alguma forma na vida do personagem. E é disso que vamos tratar hoje, sobre a evolução dos personagens! Então acompanhem mais essa edição do Podcast D30 em que Gene Cavalcante, Marcello Larcher, Ricardo Mallen e eu, Janary Damacena, batemos um papo sobre nosso acúmulo de experiências em jogos. Mais uma vez contamos com as habilidades do Rafael Thomaz, Mago nível 14 da Equalização,  que editou esse episódio, tornando não apenas a voz do ML audível, mas tudo muito melhor!

E ATENÇÃO: Não esqueça que seu comentário é fundamental para sabermos o que está indo bem, o que desagrada, temas futuros, sugestões e afins. Então, deixe seu recado aqui no site ou envie pelo nosso Facebook, ou ainda pelo e-mail d30rpg@gmail.com. Também temos um grupo de whatsappaqui está o link, mas pode usar o código QR ali do lado.

Para download clique com o botão direito do mouse e a opção “salvar como” em um dos seguintes links: MP3ZIP. Para acrescentar nosso podcast no I-tunes é só seguir esse endereço.

Um pouco do que a gente falou no podcast:

AD&D

Dungeons & Dragons 5e

Dungeons & Dragons 4e

Dungeons & Dragons 3.5

Gurps

Mutantes & Malfeitores

Shadow of the Demon Lord 

Star Wars Fantasy Flight RPG

Warhammer Fantasy RPG

Wild Cards