Podcast D30

Seria Old Dragon um D&D da velha guarda?

olddragonQuando começaram a falar sobre esse negócio de fazer um encontro de RPG Indie eu pensei logo que deveria existir um D&D indie, e pela definição a que a gente chegou, pequenas editoras são indie, então minha escolha só poderia ser Old Dragon!

Esse RPG brasileiro, feito pelo Antônio Sá (Paragons) e do Fabiano Neme (Vorpal), é uma volta às antigas edições de Dungeons & Dragons, como era jogado até os anos 90. Mas apesar de parecer uma contradição, o sistema é muito simples, e o material é especialmente bom se você quer começar a jogar ou mestrar e nunca fez isso antes. No site há fichas para download, um manual fast play, suplementos e aventuras grátis, e até mesmo um guia para fazer personagens passo a passo.

olddragon_classes_by_alexandretogeiro

Arte de Alexandre Togeiro para Old Dragon

Não vou fazer uma resenha, Old Dragon foi lançado em novembro e você pode achar um monte de resenhas usando o Google.

O livro-básico começa assim: “Old Dragon é um RPG de fantasia medieval de capa e espada, contruído tomando por base as versões mais antigas do RPG de fantasia mais famoso do mundo, seguindo a tradição old school desse tipo de jogo.”

sword-wizardryNa verdade, o que os meninos fizeram foi uma esperteza e tanto, pegaram a licença OGL do sistema d20, e recriaram um misto de AD&D e experiências mais recentes em RPG. É mais ou menos o que o pessoal do Swords & Wizardry fez, chamando seus jogos de retro-clones de D&D. O Paragons inclusive divulgou uma tradução do S&W, pra irem jogando enquanto o Old Dragon não saía.

Mas por que essa nostalgia e uma certa birra com a 3a e 4a edições do D&D? E o que é toda essa discussão sobre RPG old school?

Para mim a 3a edição foi uma redescoberta, porque fazia mais de uns 5 anos que eu não jogava D&D quando aqueles livros lindos chegaram na minha casa. Me lembro eu e um outro mestre, Pai Thomas, vendo aquilo e dizendo, “me deu vontade de jogar de novo”.

Hoje Pai Thomas joga 4a edição, enquanto o irmão dele, que joga old school só porque não teve tempo de aprender as novidades, ainda joga AD&D 1a edição.

old-dragon-grinds-de-batalha003

Um dos produtos mais legais: Grids Old Dragon

Mas vou contar pra vocês, o pessoal que defende o jogo mais Velha Guarda tem razão em algumas coisas. Quando vejo os jogadores falando “vou rolar um spot”, em vez de “como é a sala”, penso que perdemos um pouco realmente.

Dungeon Crawl Classics

A série Dungeon Crawl Classics faz aventuras da velha guarda para qualquer sistema de D&D.

Tenho um amigo, o SSS, que nunca pôs a mão nas novas edições pra mestrar, e sempre discordamos nisso. Mas fui perguntar pra ele por quê, exatamente pra escrever pra vocês, e ele me disse isso:

“Na verdade, algumas coisas são mais simples, é um pouco mais livre de regras e, pessoalmente, prefiro personagens mais simples, mais “humanos”. Acho o sistema de perícias e conhecimentos mais aberto, abrangente: você não sobe skills a cada nível, mas o que sabe fazer, geralmente sabe bem. E não é tão difícil ter skills não relacionadas diretamente à sua profissão (como o guerreiro que sabe caçar ou pescar bem). Fora isso, são mais escolhas pessoais…”

suplementos

Suplementos grátis do Old Dragon

De fato, o sistema de perícias de Old Dragon nem aparece no livro básico, como no D&D original, ele é opcional e pode ser baixado gratuitamente, o que simplifica bastante as regras principais. Os personagens só rolam HP até o 10o nível, o que retira um pouco da sensação de poder demais, que SSS também reclama.

olddragon_divisoria

A divisória pequena me deixou bem feliz, eu gosto de olhar por cima, e essa é perfeita

Coisas como o THAC0 e os Saving Throws sumiram, que eram o maior mistério dos antigos D&D, herança dos sistemas complexos de wargames. As Proficiências do antigo D&D mantiveram seu funcionamento, mas as novas estão lá se você quiser testá-las.

Mas acho que o principal é a ausência de muitas regras, principalmente orientadas pro combate em tabuleiro. A idéia defendida pelo pessoal da velha guarda do D&D, e que está presente no Old Dragon, é que o mestre tem o controle da situação. É ele que diz se isso pode ou não, ou a maneira como pode ser feito, e a dificuldade. Dificilmente um jogador vai citar uma regra da página 247 sobre combate submarino, porque isso vai ser criado com o jogo em movimento.

Miniaturas

Estão fazendo miniaturas old school???

Me lembro do aviso clássico do Shadowrun 2a edição: “Se você não gostar de uma regra aqui, mude. Ninguém vai bater na sua porta para saber se você está jogando pelas regras oficiais de Shadowrun. Nós paramos de fazer isso muito tempo atrás!”

Talvez as novas edições de D&D tenham deixado a gente um pouco relaxado, e quero ver se consigo rever isso, e reconquistar aquela sensação de deslocamento que eu tinha quando jogava com meus amigos nos porões da UnB.

Quem quiser se aprofundar na questão, tem um artigo ótimo sobre RPG de velha guarda: Quick Primer for Old School Gaming, escrito pelo Matthew Finch, um dos fundadores da Mythmere Games. Aliás, essa coisa de comunidade é muito interessante, e já estão pintando coisas caseiras para Old Dragon, como esse Cavaleiro feito pelo Clérigo.

ML

ML no lançamento da Red Box na GenCon 2010: "seria o D&D Essentials old school?"

ML curte matar dragões old-style, curte regras soltas, mas nunca entendeu direito regras sobre Save Versus Paralize, Getting Into a Grab, Stand Up From Prone, e Magic Throwing Weapons.

E para divertir nossos leitores, um comercial old school:

 

oldschool-565x452