Podcast D30

Encaixotando Jogos

Campanha de lançamento da nova Red Box

Desde de que o mundo é mundo as caixas habitam o imaginário do ser humano.

Do mito de Pandora,  com sua caixa que libertou o mal no mundo, ao Antigo Testamento bíblico e sua Arca da Aliança que guarda os mandamentos de Deus aos homens.

As caixas sempre trazem junto ao seu conceito um “algo mais” de mistério e curiosidade. As lendas e mitos  sempre se aproveitaram delas para instigar a curiosidade e o medo no coração humano. Basta pensarmos no maligno vampiro que se protege dormindo em seu “caixão”, na múmia amaldiçoada aprisionada no sarcófago, que pode-se perceber o fascínio pelo desconhecido que as caixas instigam nas mentes curiosas. Temos também os clássicos piratas que guardam seus tesouros em grandes baús enterrados.

Pode ser que muita gente não se lembre, mas nos primórdios do RPG os jogos vinham em caixas. Eu só comecei a jogar no começo da década de 90, portanto não peguei a “Era de Ouro” das caixas de RPG, contudo ainda pude ter acesso à duas caixas lançadas na época: Hero Quest e Dragon Quest. Essas eram dois exemplos clássicos das antigas caixas, que encantavam os dinossauros do RPG. E não era por menos que gostávamos tanto delas… Só quem viveu esta época sabe a emoção que era abrir a sua “caixona” descobrir a quantidade de “tesouros” na forma de dados, tabuleiros, miniaturas, cartinhas, livros e tantos outros badulaques que vinham dentro.

Como eu disse, eu ainda tive a sorte de ter acesso à essas 2 preciosidades. Infelizmente passamos muitos anos  sem novos lançamentos de caixas e confesso que em todo esse tempo eu me senti órfão e desamparado pelas editoras. Para preencher este iato eu comecei ainda na década de 90 a produzir caixas para os meus livros de RPG e coleções literárias. Para mim sempre foi gratificante  ver meus livros protegidos e com uma embalagem exclusiva. Aliás, fica aqui a pergunta: Porque todo NERD adora uma coisa exclusiva?

Coleção de caixas do D&D Essentials

Muitos anos sem caixas… Mas a coisa mudou!!!
Me arrisco a dizer que estamos vivendo uma nova era das caixas. A própria Wizards/Hasbro lançou sua Red Box inspirada nas antigas caixas de D&D que vieram acompanhadas ( e encaixotadas!) pela linha essentials.

Aqui no Brasil nós não ficamos para trás. A Red Box Editora lançou versões exclusivas do seu RPG Old Dragon em caixas, A Jambo trouxe Dragon Age encaixotado e tivemos recentemente a campanha do Violentina encabeçada pela Secular Games trazendo maletas e caixas exclusivíssimas e disputadas. Temos ainda o anúncio da Red Box de que irá lançar o aclamado Shotgun Diaries em versão caixa ( Nem os gringos têm! Que Chic!). Aqui faço meu momento “Ego” e digo que muito antes deles anunciarem e eu o Janary (D30) já havíamos feito as nossas…

Caixa promocional de Old Dragon

Fiz várias outras caixas para RPG’s que tenho, como para o Old Dragon, do qual infelizmente não consegui obter a versão encaixotada, e para o meu 3:16 (caixa preta “Tropa de Elite”).

Caixa do RPG baseado em Dragon Age

Um demérito para as caixas produzidas no Brasil é fato de que como o nosso mercado é muito mais tímido que o norte americano a qualidade das nossas caixas é muito inferior. Espero que com esse início da nova era das caixas consigamos volume de vendas suficiente para produzir caixas melhores e mais bonitas.

Por hoje é só. Me despeço com a esperança de que o mercado de RPG em caixa continue prosperando, para que as novas gerações de RPGistas possam sentir a mesma satisfação que nós – Old School – sentimos na nossa época.

Aqueles que gostam das caixas mandem fotos com as suas…

Confira as fotos das caixas feitas pelo pessoal:

Meu vídeo encaixotando jogos: