Podcast D30

Fizemos o playtest de D&D Next

Jogamos esses dias o playtest do D&D Next, ou da 5ª edição, como alguns estão chamando, o que pode vir a ser a nova edição do jogo preferido de muitos de nós! E será que você vai gostar? Bem, depende…

Se você é um fã do jogo, já deve estar excitado com toda a discussão sobre a nova edição, e provavelmente também jogou as Cavernas do Caos, aventura preparada para o playtest. Isso já diz muita coisa sobre o que eles querem, eles estão mirando em todo o espectro, dos fãs de old-school, como Old Dragon, aos fãs de Tormenta, o novo d20 3.75 D&D brasileiro.

E não é pouca coisa, tentar atrair gente que ainda joga 1ª e 2ª edição, que são na prática a mesma coisa, qualquer versão da 3ª edição, ou a nova 4ª, Essentials. Esse é um jogo que tem feito edições mais que qualquer outra coisa, não concordam?

Algumas coisa para agradar cada tipo de fã. Primeiro a sensação old-school, com a aventura de Gary Gigax e monstros clássicos. Depois, os nomes de algumas habilidades, como as de ladrão, com a volta do bom e velho find/remove traps. Isso agrada a velha guarda do D&D.

Mas o coração do sistema é a 3ª edição. Não tem skills organizadas ainda, mas essa é a parte que mais me desagrada na 3ª edição, então, um ponto a mais pra mim. Os feitiços são decorados, bem mais próximos ao que estávamos acostumados, e nada de poderes, o que mais gerou discórdia na 4ª edição, e mais fez o jogo se parecer com um tabuleiro.

Só que algumas das coisas mais legais do playtest vêm da 4ª edição. As skills são ligadas a um background, e os feats são ligados a um tema, bem parecido com o D&D Essentials. E isso fez os personagens ficarem realmente legais. Magos fazem feitiços at-will, poucos, mas fazem, e guerreiros têm mais poder em bater, pelo menos aquele slayer, que é um barato!

Essa coisa modular, do background e do tema, é legal porque por um lado monta uma história pro personagem, e por outro dá uma razão para skills e feats, achei bem interessante. Acho que ali você pode conseguir dar bastante sabor ao jogo e variedade aos personagens, já que as rolagens são influenciadas por essas características.

Eles até colocaram um aviso de que, se você quiser ser realmente old school, basta tirar esse tema e background do jogo. Vamos lembrar que o sistema de Proficiências da 2ª edição sempre foi opcional, assim como os Kits, e não existiam na 1ª edição.

Eles criaram um sistema de Vantagem/Desvantagem, que em vez de ser um bônus, é a rolagem de dois d20s. Se tiver vantagem, você escolhe o maior, e vice-versa. Mas sentimos falta de regras às quais ficamos apegadas, principalmente ligadas ao movimento, tipo Ataque de Oportunidade ou Passo de Ajuste.

Agora vamos aos fóruns da Wizards discutir as regras de Stealth, que nos confundiram! O ladrão foi a classe que mais mudou, tem bastante regras pras coisas que ele faz, porque esqueceram demais as armadilhas e tudo mais em todas as edições, e acho que as mudanças são pra melhor.

Perguntas, dúvidas, sugestões, escravam nos comentários! E quem quiser fazer esse primeiro teste do D&D Next pode acessar o site do playtest na Wizards.