Podcast D30

Dia dos namorados combina com RPG

Quem foi que disse que o RPG precisa ser motivo de briga entre os casais? O Blue Rose está aí para provar o contrário; um sistema de RPG bem interessante, medieval, com foco no romance cavalhereisco onde os personagens podem desenvolver em profundidade as relações interpessoais.

A ideia de um mundo de fantasia romântica foi trazer para o RPG as histórias de fantasia moderna, como os romances da Ursula LeGuin’s e da Marion Zimmer Bradley’s. Um dos destaques nessas histórias são os personagens femininos fortes e competentes, que lutaram para deixar um ambiente opressivo ou abusivo (veja mais).

Além da excelente qualidade gráfica e do trabalho de ilustração impecável, um dos detalhes que diferenciam o sistema é a criação do personagem.

As crônicas românticas de Misty Lackey são inspiração para jogos de Blue Rose

Ao definir o “calling”, ou a motivação do seu personagem, o sistema sugere que o jogador use um baralho de Tarot para escolher pelas ilustrações aquilo que reflita o que mais se assemelha com o que imaginou para sua interpretação. O mesmo funciona para a natureza e alinhamento, que pode ser “light”, “shadow”, ou “twilight”, definindo a inclinação do personagem de forma um pouco menos maniqueísta.

O cenário, disponível por enquanto apenas em inglês, foi lançado pela editora Green Ronin e foi vencedor do Ennies em 2005, o Oscar do RPG e promete jogos bem criativos e com ênfase na narrativa para quem quiser se arriscar no novo sistema. Vale a pena tentar!

PS. Não deixem de conferir o artigo A Difícil Arte de Mestrar para Garotas do D30.