Podcast D30

Tudo o que o D30 sabe sobre D&D Next

“Quais as suas melhores lembranças de D&D? Aposto que as regas não tiveram nada a ver com elas!” – Mike Mearls diretor do projeto  de D&D na Wizards of the Coast.

 

734239

 

 

 

 

 

 

Vou contar pra vocês o segredo de por que eu acho que essa nova edição de D&D vai ser um lance interessante. O sistema vai se focar na criação de personagens e de histórias, e vai ter opções para quem gosta de cada uma das outras partes.

Isso tem a ver com o que se tem chamado de RPG 2.0, ou RPG de “contar história”. Fãs de D&D são fãs de outra sigla, DCC RPG, ou Dungeon Crawl Classic, a forma antiga de se jogar, entrando numa masmorra para desvendar mistérios e enfrentar armadilhas e monstros que habitam o local. D&D Next, como diz o pessoal que está desenvolvendo, quer atender esses dois públicos. Tudo é D&D, do cara que basicamente improvisa atuação em cenas livres, ao fanático por combates táticos de miniaturas num grid.

5ClRM

Lombadas dos livros como vão ficar

Antecedentes
A principal mudança, para quem acompanhou os playtests, é a introdução de antecedentes (backgrounds) na formação do seu personagem. Aliás, mais de 120 mil pessoas responderam os playtests do jogo.

Como funciona? Você ganha algumas habilidades (skills) pela sua classe, e ganha uma outra parte importante da sua historia pessoal, o tal do background. Assim, você pode ser um clérigo, ou um guerreiro, que atua como espião. Vai saber sobre religião ou atletismo, pela classe, mas vai aprender a mentir, se disfarçar e se esgueirar pela espionagem.

Isso é muito interessante, e bota os jogadores para pensar. Em vez de bônus de combate, vão criar histórias. Essa é a grande crítica que eu acho que merece a 4a edição, e não as que todo mundo repete. Ao focar no jogo de miniaturas, eles fizeram com que os bônus fossem mais importantes que a origem das coisas na hora de montar a ficha.

Nesse sentido até retoma algo do AD&D, da 1a e 2a edições, em que você tinha um sistema de proficiências mais ou menos livres das classes. O sistema não era bom, mas dava essa liberdade que tende a voltar. Sem voltar, eu espero, com o monte de skills inúteis da 3a edição.

No fundo, todo personagem tinha no máximo 4-6 skills, e era sofrível no resto, mesmo gastando os pontos e fazendo toda aquela matemática. Mas ainda não sabemos quais serão as skills do novo sistema, talvez sejam as 18 da última versão do playtest, mas só vendo a ficha.

Para quem acha que não, o DMG da 1ª edição tinha a previsão das “secondary skylls”, que eram algo como profissões de background. Cabia ao DM dizer como funcionava o sistema de “skills úteis” vindas de “ocupações passadas”. Isso que fez surgir as “proficiências não-de-armas”.

B10_Night's_Dark_TerrorSistema
Para quem adora a 4a edição, e eu gosto também, calma. O jogo de miniaturas vai ser uma das opções do novo sistema. E a base do sistema deve ser o D20 System, com as regras parecidos com as do Essentials da 4a, que é a melhor versão mesmo (quem diz que não gosta muitas vezes não leu). Rola um d20, soma o bônus, e vê se atingiu uma dificuldade. É o básico com nenhuma exceção, e bônus ou pênaltis padronizados.

Pelo que sabemos, o novo sistema de vantagem/desvantagem vai mesmo integrar as regras. Em vez do +2 que era a vantagem na 4ª edição, e do +2 em várias situações da 3ª que passaram a se chamar vantagem, no novo sistema você rola dois d20s e escolhe o melhor se for vantagem, e o pior se estiver em desvantagem. Acredite, isso deixa os jogadores muito mais animados do que a matemática do +2, ficou bem legal.

Forgotten Realms
Nós também sabemos que as primeiras aventuras serão nos Reinos Esquecidos. A primeira série, Tyranny of Dragons, foi feita por uma editora independente, a Kobold Press, que trabalhou bastante com material do Pathfinder.

Mesmo o Starter Set vai ser em Forgotten, e a notícia mais legal é que a “inspiração” para a aventura é uma das minhas aventuras favoritas, Night’s Dark Terror, que é da série de D&D básico dos anos 80. Ela é a primeira aventura do D&D Expert Set, e eu aprendi a jogar com esses livros, só de lembrar disso já fiquei feliz.

Basic rules
Mas eles vão lançar uma coisa como o System Reference Document, um documento grátis que vai se chamar D&D Básico, e deve incluir as regras para jogar sem precisar de muitas outras coisas. Ele não terá feats e outras opções, mas vai ter as mesmas regras do jogo que sairão com o Livro do Jogador. Aliás, a ideia é que os livros em papel sejam uma espécie de AD&D. Se um é Básico, o outro vai ser o Avançado.

Outra coisa, Dragões vão ser as criaturas mais poderosas em todo o sistema. Achei muito legal a justificativa durante um bate-papo com os chefes de criação do jogo. “O Jogo se chama Masmorras e DRAGÕES, e não gigantes, beholders, tiranossauro, então dragões têm de ser os monstros mais temidos”.

Todo mundo já sabe, mas seguem os lançamentos do D&D:

734025

Capas dos livros do D&D programados para esse ano

  • Dungeons & Dragons Starter Set (15 de julho, 2014). Regras introdutórias para o jogo: $19.99 dólares. Inclui um jogo de dados, um livro de regras, a aventura para os níveis de 1 a 5, e 5 personagens prontos.
  • Basic D&D (15 de julho, 2014). Regras básicas para jogar: grátis. Sem muitas opções e provavelmente parecida com Retroclones de D&D só que compatível com todos os suplementos. O Texto deve ser o mesmo.
  • Nova linha de miniaturas (14 de agosto, 2014). Starter Set Heroes: $19.99, Set One: Four-Figure Booster: $15.99, Set One: 8 Ct. Booster Brick: $127.92, Case Incentive Promotional Figure: $29.99
  • Player’s Handbook (19 de agosto, 2014); Livro básico: $49.95 dólares. Vai admitir que D&D é um jogo no multiverso, com muitos mundos, e vai citar exemplos de todos, de Dark Sun a Ravenloft.
  • Hoard of the Dragon Queen (19 de agosto, 2014); Aventura da Tyranny of Dragons: $29.95 dólares. 96 páginas.
  • Monster Manual (17 de setembro, 2014); Livro básico: $49.95 dólares. Monstros fáceis de usar e a estrutura maleável de adaptá-los à sua aventura.
  • The Rise of Tiamat (21 de outubro, 2014); Aventura da Tyranny of Dragons: $29.95 dólares.
  • Dungeon Master’s Guide (18 de novembro, 2014); Livro básico: $49.95 dólares. Regras para mudar as regras do jogo, com mais opções e passo a passo para criar aventuras.
  • Deluxe DM Screen (20 de janeiro, 2015); $14.95 dólares.

Tudo está mais barato online, para quem já quer pedir.

5_minis_horizontil

Novas miniaturas do D&D feitas pela WizKids, a mesma do Heroclix.