Podcast D30

O faroeste bizarro de Robert E. Howard

A partir do século XIX, os Estados Unidos deram início a um período de forte expansão de seus territórios pela costa oeste, numa tentativa de ampliar riquezas e trazer maior progresso ao país. Essa longa e progressiva migração de pessoas pela região marcou a história e o imaginário americano, criando um o termo “velho oeste”, ou como é mais conhecido mundo afora: faroeste.

Misticismo relacionado aos povos indígenas, grandes caçadas aos animais selvagens, desbravamento de regiões quase inóspitas, trens percorrendo desertos e tiroteios entre xerifes e bandidos são parte fundamental das histórias que circulam ainda hoje entre filmes, livros e jogos.

Muitos escritores se dedicaram a produzir narrativas fantásticas sobre o oeste selvagem e um deles foi Robert E. Howard, mais conhecido por ser o criador do bárbaro Conan. É bem verdade que grande parte de seus escritos – e os mais famosos – estão relacionados às histórias de fantasia sword and sorcery, mas o autor morou a maior parte de sua vida no Texas, um dos estados expoentes dessa jornada ao faroeste.

E agora, por meio de financiamento coletivo e pela primeira vez no Brasil, a editora Clock Tower está trazendo esses escritos de Robert Howard sobre o oeste selvagem. O projeto apresenta o primeiro volume de uma série de dois livros sobre o tema weird western. Essa edição é fruto do trabalho de mais de três anos de pesquisas sobre o subgênero “faroeste estranho”, que mistura horror e fantasia com histórias e fatos reais que ocorreram no velho oeste americano.

Monstros, fantasias e histórias incríveis fazem parte dessa coletânea que procura englobar o que tem de melhor escrito por Howard nesse subgênero. Durante esses anos de pesquisas foram consultados grandes especialistas na obra de Howard, como Rusty Burke e seus amigos Mark Finn e Jeffrey Shanks.

Recomendo fortemente a participação desse financiamento, por dois motivos simples: Robert E. Howard é um dos grandes nomes mundiais de fantasia, terror e aventuras; além dessa edição ter o tradicional cuidado da Editora Clock Tower, especialista nesse tipo de publicação.

Editora Clock Tower

Idealizada por Denílson E. Ricci depois de anos de trabalho com o Site Lovecraft, a editora nasceu em 2012 com a publicação – em forma de financiamento coletivo – do livro O Mundo Fantástico de H.P. Lovecraft. Desde o início o objetivo era publicar grandes obras e autores esquecidos do passado e que não têm um apelo comercial que justifique a atenção de grandes editoras.

A Clock Tower se dedica à ficção fantástica de horror, produzindo livros que vão além do ofício de traduzir e publicar, evocando a aura dos antigos círculos literários, quando diversos escritores trocavam informações e impressões sobre essa literatura. Inclusive grande parte da força para a criação da editora veio de um antigo grupo de e-mails do Yahoo, que debatia a literatura de horror, principalmente Lovecraft e afins, chamado Culto Lovecraftiano, do qual fiz parte entre 2002 até seu fim, no final de 2015.