Podcast D30

Report RPGCon 2011

Bom pessoal, neste ultimo final de semana nos dias 9 e 10 de julho foi realizada em São Paulo a 3ª edição do evento RPGCon que é um dos encontros mais esperado pelos rpgista brasileiros atualmente.


O RPGCon 2011 teve a presença de várias editoras, figuras ilustres da blogsfera do rpg brasileiro e muitos jogadores sedentos por diversão!

No geral o evento foi muito bom e bem aproveitado por todos, mesas lotadas, boas palestras, salas de jogos super movimentadas e as lojinhas cheias de coisas novas e interessante para se comprar – eu mesmo voltei com 2 mochilas de tralhas tanto para mim quanto para os amigos que pediram. Mas o que realmente fez o evento foi a Feira de RPG Independente (FRI) que foi um espaço dedicado aos novos autores e editoras do mercado. Os participantes tinham seus estandes para apresentar e vender seus produtos e estavam sendo constantemente visitados pelo pessoal do evento.

Infelizmente assisti apenas a duas das várias palestras, que aconteceram no evento, mas fiquei realmente empolgado com o que ouvi dos novos autores que estão encabeçando uma nova geração do rpg brasileiro. E sem duvida, a que mais me chamou atenção foi a de Produção de jogos independentes, com a presença do pessoal da Retropunk, Secular Games, Redbox e Coisinha Verde que apesar do pouco tempo já demonstram qualidade no que produzem, os assuntos foram muito interessantes principalmente pra quem gosta dessa nova fase do rpg indie!!

E claro não posso deixar de comentar os lançamentos futuros anunciados pelas editoras que deixaram muita gente com a boca salivando de ansiedade:

A Editora Retropunk anunciou a compra da licensa de Savage Worlds, Mortal Coil e o lançamento do RPG Nacional Terra Devastada.

A Redbox fará um Box do RPG gringo The Shotgun Diaries cheio de extras.

A Devir anunciou que agora o GURPS 4ed: Campanhas realmente sai! E por ultimo, a Conclave virá com Vikings 2ed e Contos Nordicos vol. 1.

Porém o maior número de anúncios foi da editora Jambô, que teve como destaque o Guia da Trilogia que será lançado no Dia da Tormenta (evento organizado em vários estados brasileiros para divulgação do rpg/cenario), Mutantes & Malfeitores Poder Supremo, as miniaturas de Tormenta e o box de Reinos de Moreanea.

Numa análise geral o evento teve seus altos e baixos mas acredito que o saldo final foi muito positivo pra todo mundo e no final do sábado ainda teve o Buteco RPG que certamente deixou a noite divertidissima!!!

Esse foi meu primeiro RPGCon e espero que não seja o único, tive uma otima impressão do evento e conhecer toda essa galera foi um dos pontos mais altos e divertidos do final de semana!!

Fico por aqui e espero ve-los no proximo encontro amigos! Um grande abraço

Agradecimentos das fotos ao Tio Nitro do Nitro Dungeon. Para mais fotos clique aqui.

 

Alberto (Bebeto) Miranda
@Capitanmoe