Podcast D30

Playtest de Órbita: Poder e Corrupção

Hoje estivemos com o Tiago Hackbarth (da Gurps Nation), mestre frequente nos encontros D30, para um playtest do RPG novo que ele produziu para o RPGênesis: Órbita: Poder e Corrupção.

RPGênesis é um evento que reúne fãs de RPG do Brasil e de Portugal que no espaço de três semanas tentam desenvolver um jogo completo com sistema e ambientação novos. Esse ano acabou de acontecer a 2a edição, e parece que a parceria vai continuar no ano que vem. Vocês podem ver os outros resultados no site dos grupos que iniciaram a história toda: Abre o Jogo e Garagem RPG.

Órbita
O RPG do Hackbarth ainda precisa de ajustes, como tudo que é jogado pela primeira vez, mas foi incrível como funcionou bem com nosso grupo. Ele usou o sistema básico do Open D6, herdeiro do Star Wars da West End Games dos anos 80. Mas o que importou mesmo foi a ambientação, num futuro não muito distante em que a tecnologia avançou mas por caminhos possíveis, e não fantásticos, um futuro de ciência especulativa, conhecido pelos fãs como Hard Sci-Fi, uma ficção científica realista.

Marcos, Hackbarth, Luiz Cláudio, Menina-Gato, ML e Tiago

Nós éramos contratados de uma corporação do futuro para trabalhar em uma estação orbital que faz experimentos genéticos para produção de proteína a partir de bactérias em gravidade zero. Éramos cinco: o cara do almoxarifado (Marcos Silva da Pensotopia), o único segurança da estação (Tiago Marinho da Secular Games), o técnico de reparos (Luiz Cláudio da Mata), a bióloga hidroponista (Menina-gato do D30RPG), e o representante do sindicato (que era eu).

A estação estava para ser atacada, e nas 3 horas que tínhamos até lá precisamos descobrir quem era o agente infiltrado, de que lado cada um queria ficar, e quem trairíamos no caminho, inclusive uns aos outros. Num dado momento o Hackbarth inclusive reconheceu que já não sabia quem estava do lado de quem, e tomara que os jogadores soubessem. “Não esperava que o jogo tivesse tanta apunhalada pelas costas”, disse.

Mas, além da reputação de uma certa bióloga, ninguém saiu ferido… o sistema que o Hackbarth inventou foi para controlar o Poder e a Corrupção, uma espécie de atributo que você vai ganhando com conchavos e acordos, e outro que você ganha deixando segredos e erros que podem ser explorados pelos outros jogadores.  Acho que vai funcionar bem para jogos de intriga e traição. Demos uma tonelada de conselhos e ideais pro mestre/criador, e certamente teremos uma versão 2.0!

A estação Ceres 205 com a Sofia Hackbarth

A iniciativa é genial, e quem acompanhou os meninos no desenvolvimento dos jogos teve uma boa ideia de quais os desafios para fazer um jogo independente. O melhor é o desafio de mestrar um sistema que você mesmo inventou e tentar levar às pessoas seus conceitos sobre campanhas e detalhes de RPG.

Nossa próxima missão é jogar o Metal Pesado, jogo desenvolvido pelo Tiago Miranda para o RPGênesis, com armaduras mágico/tecnológicas para serem usadas por guerreiros que tenham fortes emoções (e que gostam de Heavy Metal)… ou algo assim… : )