Podcast D30

Conheça mais sobre ECM com a Retropunk

Saudações a todos,

Como grande parte das pessoas que me conhecem já sabe, sou fã incondicional dos chamados RPG’s Indies. E hoje estou aqui não para escrever uma resenha, mas para comentar uma iniciativa que está sendo realizada pelo Guilherme, da editora de RPG Retropunk, que estou achando muito bacana: a publicação de uma série de artigos sobre Este Corpo Mortal, ou ECM.

Para aqueles que ainda não viram o unboxing e breve resenha aqui no site do D30, ECM é um RPG que usa a narrativa compartilhada, assim como Fiasco que é outro RPG que sou fã de carteirinha, a simples idéia de elaborar e desenvolver uma estória em conjunto com os outros jogadores e algo que ao mesmo tempo que me fascina me desafia. Outra grande sacada é o uso de fichas no lugar de dados para resolução de conflitos, as fichas são usadas em modo de aposta, uma característica de muitos jogos de tabuleiro.

Pack de Este Corpo Mortal

Pack de Este Corpo Mortal

Voltando à iniciativa do Guilherme, devido ao sistema ser pouco conhecido ele decidiu lançar a partir desta semana uma série de posts a fim de desmistificar e apresentar para quem não conhece esse fantástico RPG. Até o momento foram publicados dois artigos:

– ESTE CORPO MORTAL: FICHA DE PERSONAGEM PASSO A PASSO

– ESTE CORPO MORTAL: A FICHA-TEMA E O VAMPIRO

Segundo Guilherme o terceiro artigo será sobre a estrutura de campanha de ECM, e ele quer abordar a montagem e uso das aventuras prontas. Em seguida, no quarto artigo, ele deve falar sobre os marcadores e para que servem.

No mais, recomendo também uma visita ao blog MIB1602 para uma leitura da resenha que eles escreveram, ao RPG do Mestre onde o Fernando Del Angeles  também fez um unboxing, só que com muito mais informação que o meu, e por último ao Paragons TV 1 onde há uma vídeo resenha do Delibrand, e eles estão promovendo um concurso valendo uma cópia do ECM.

No mais, espero que tenham apreciado essa super dica e quem sabe se tudo der certo no próximo encontro D30 tenhamos até uma mesa de ECM.

Até a próxima,

Malliens, que ao ler as primeiras páginas de ECM viu uma
possível adaptação da Brigada do Encapuzados da Vertigo.