Faça Você Mesmo – Matriz de Combate

Nessa imagem o marcador de “Mãos Flamejantes” eu achei na internet e imprimi na transparência. A “Esfera de Invisibilidade” é o topo de uma embalagem de desinfetante…

Hoje eu retorno pra vocês com a postagem que costuma fazer mais sucesso. “Faça Você Mesmo”, publicado também no blog Vortex, velho conhecido de vocês.

Todas as vezes que eu vou aos encontros de RPG o pessoal me pergunta onde que compro meus acessórios, ou como eu fiz… Na realidade eu sempre tive habilidade pra artesanato em geral, e como na época que eu comecei a jogar RPG eu não tinha grana pra comprar os acessórios legais que eu queria (e isso não mudou muito) eu tinha que me virar e fazer os meus próprios acessórios.

Então para sanar as dúvidas e entregar o ouro para que todos possam fazer o mesmo eu vou ensinar como fazer sua própria matriz de combate.

Uma matriz ou Grid de Batalha, é um plano (que pode ser de papel, papelão, isopor,etc) que é ilustrado com um quadriculado ou hexagonado. Serve para conduzirmos os combates de alguns rpg’s e facilitar a visualização da posição dos heróis na hora da batalha. Qualquer um já pode encontrar em lojas especializadas, matrizes já prontas. Mas estas geralmente são caras, ou são muito pequenas para atender as necessidades. O que pretendo hoje é mostrar algumas ideias de como podemos fazer nossas próprias matrizes de tamanhos e formas diferentes.

Matriz de Papel Comum
Esse tipo de matriz pode ser feita com folhas de papel comum (A4, off-set), cartolina ou papel pardo. Nessa forma mais simples basta apenas que você tenhaum dos papéis acima e faça a correta medição de quadrados de 2,5 centímetros e risque na folha toda com uma caneta (de preferência canetinha mesmo). Apesar de ser simples e barato desvantagem é que você não pode utilizar canetas para riscar sobre a matriz, sob pena de ter que descartá-la depois.

Uma ideia bacana que eu tive foi pegar uma matriz dessas e colocar embaixo do tampo de vidro da mesa (supondo-se que você também tenha uma mesa de tampo de vidro). Dessa forma, você poderá colocar suas miniaturas e marcadores em cima da própria mesa e poderá marcar salas, masmorras, estradas e obstáculos no vidro com uma daquelas canetas de escrever em quadro branco. Depois basta limpar a mesa com um pano umedecido com álcool.

Matrizes Plastificadas
Esse tipo dá um pouquinho mais de trabalho mas eu considero o mais prático tipo de Matriz, pois além de ficar bem bacana visualmente você pode riscá-las com aquelas canetas que se usa para escrever em quadros brancos.

Você pode escolher riscar os quadriculados manualmente e depois plastificá-los com papel contact, ou pode imprimir os modelos a seguir na impressora de sua casa os numa gráfica rápida.

Agora a vem a dica com relação à plastificação: Se você imprimiu numa folha de A4 tem a opção de mandar plastificar numa papelaria qualquer e se precisar de uma matriz maior junte várias folhas plastificada compondo uma grande matriz. Caso você queira uma matriz maior pode mandar imprimir numa gráfica rápida que faça grandes formatos ou colar vários folhas impressas umas nas outras para depois plastificá-las.

Se você já tem habilidade de usar o papel adesivo transparente (tipo contact), pode utilizar de qualquer marca que você quiser, se for inexperiente eu indico que você use o da marca Contact mesmo, pois apesar de ser mais caro ele é mais grosso e mais fácil de trabalhar.

O segredo na hora de plastificar e abrir uma pequena parte do papel contact, alinhar com o quadriculado e vir colando aos poucos. Assim você não deixa bolhas ou amassados no papel. No final espero que você obtenha uma matriz de combate bonita, bem acabada e muito útil para rolas os seus combates.

Como qualquer outro acessório, as matrizes não são necessárias para se jogar RPG, mas alguns jogos privilegiam o uso das matrizes para manter melhor controle do combate.

Espero que eu tenha ajudado vocês e até o próximo home made!

Sobre Rafael Thomaz

Rafael Thomaz escreveu 18 posts neste blog.

Mestre desde os 10 anos de idade. Jogador quase nunca. RPG no Coração e Tormenta na veia...

Comments

  1. Os Links dos mapas para impressão estão todos quebrados.

  2. Pingback: [TrolandoD20em20] Combate no RPG de mesa! - Pausa Para um Café - Seu site sobre Literatura e RPG

Leave a Comment