Vinho de Julkoun com especiarias e mel

IMG_3095Para aproveitar o clima de romance do Dia dos Namorados e o friozinho do inverno, o D30 pesquisou, testou e aprovou uma receitinha de vinho temperado gelado (não é quentão, é gelado!), que caiu muito bem na nossa última sessão de D&D. Deu tão certo que estamos compartilhando aqui com vocês. 🙂

A receita que Janary e eu fizemos foi adaptada do site Kitchen Love Stories. Lá ficamos sabendo que nem sempre o vinho foi uma bebida gostosa. Em tempos antigos, na verdade, quando as técnicas de produção ainda não estavam bem desenvolvidos, acredita-se que ele podia ser bem amargo! Daí veio a ideia de adicionar especiarias e mel para tornar a bebida mais palatável.

Nós testamos e aprovamos a receita abaixo, mas ficamos pensando em fazer algumas alterações que eu deixei abaixo. Por favor, não deixe de fazer um comentário se você gostou ou se tiver mais alguma sugestão! 🙂

IMG_3094Mulsum – Vinho temperado com especiarias e mel

Ingredientes:

  • Uma garrafa de vinho tinto (Cabernet Sauvignon ou algo bem forte)
  • Duas garrafas de água morna filtrada

(menos se você quiser mais forte, e os ingredientes variam se você reduzir a água)

  • Um pau de canela por garrafa (3)
  • Uma colher rasa de cravo por garrafa (3)
  • Uma noz moscada por garrafa (3)
  • Quatro colheres de mel por garrafa (12)

(Janary acha que pode ser mais mel se ele não estiver muito doce)

  • Uma fatia de limão dentro da taça
  • casca de laranja para enfeitar a taça na hora de servir

IMG_3090Como fazer:

Em uma vasilha grande, coloque o vinho, a água morna e o mel. Se você acha que fazer água morna é óbvio, não é tanto assim. O que você precisa para essa receita é água tépida (40ºC), que você faz misturando duas partes de água fervendo com uma parte de água à temperatura ambiente.

Misturar bem e distribuir nos recipientes (garrafas) onde o preparado vai ser guardado. Já na garrafa definitiva, acrescentar pedaços de canela uma colher de cravos e a noz moscada (pode ser um pouco esmagada). Deixar para descansar no refrigerador tampado por 18 a 24 horas.

Na hora de servir, coloque o limão e a laranja na taça. Cada garrafa rende 5 copos.

A bebida pode ser guardada por 5 dias.

Sobre Menina-gato

Menina Gato escreveu 29 posts neste blog.

Menina-gato. Fã de carterinha de RPGs medievais e de terror, gosta também de jogar no computador. Os favoritos são D&D e Cthullu.

Leave a Comment