#23 Podcast D30 – Ferramentas Digitais

11906103_884356088309557_1177311357_n(1)Desde que surgiu, o RPG sempre agregou todos os tipos de jogos e plataformas para atender aos mais variados gostos. E como falar de um assunto como esse sem citar um dos temas que mais mexe com a cabeça dos nerds: a tecnologia? Pois bem, nos mais de 40 anos de criação do RPG, muitas tecnologias surgiram e ajudaram a aprimorar a maneira de jogar, a forma de preparar materiais, e até mesmo o próprio RPG (alguém aí esqueceu do D&D 4 e sua versão mais gamer?).

bed0cba2-9257-4947-ae27-a229308fa24eMuito dessa tecnologia ajudou a aproximar jogadores e mestres, seja na forma de jogar com o dinossáuricos PBeMs, Mirc, ICQ e afins, como também colaborou com a criatividade de muita gente, apenas pela oportunidade de bater papo quando não havia um amigo que pudesse fazer esse papel. E a tecnologia também gerou coisas interessantes para quem curte RPG. Ela trouxe aplicativos que dão uma mãozinha durante a partida, ferramentas online que gerenciam a campanha, entre outras coisas legais.

2055461f42c56522e23b0f2cd19643ef-650-80Por isso, esta nova edição do Podcast D30 vai abordar justamente isso! Acompanhem esse bate-papo com Gene Cavalcante, Marcello Larcher e eu (Janary Damacena) sobre um pouco de como percebemos essas mudanças na tecnologia influenciando diretamente o hobby, já que somos novinhos de mais de 30, hahahaha!

Somente um pequeno aviso, pedimos desculpas pela interferência que pode ser ouvida entre 5 e 6 minutos, tentamos de tudo mas não conseguimos retirá-la, felizmente passa rápido e esperamos que não atrapalhe vocês!

Para escutar clique aqui: 

| Open Player in New Window

E ATENÇÃO: Não esqueçam que seu comentário é fundamental para sabermos o que está indo bem, o que desagrada, temas futuros, sugestões e afins. Então, deixe seu recado aqui no site ou envie pelo nosso Facebook, ou ainda pelo e-mail d30rpg@gmail.com

Para download clique com o botão direito do mouse e a opção “salvar como” em um dos seguintes links: MP3ZIP. Para acrescentar nosso podcast no I-tunes é só seguir esse endereço.

Algumas das coisas sobre as quais falamos nesse podcast:

Dragon Ball ZBasecamp
Battletech
Buffy, The Vampire Slayer
Robert E. Howard’s Conan Roleplaying Game
Companion for D&D 5e (App)
D&D
Dragon Ball Z Adventure Game
Earthdown
Obsidian PortalEspada Rubra
Game Master 5 (App)
Game of Thrones RPG
Legião do Crepúsculo
Midnight RPG
New Bremen by Night
Obsidian Portal
Robert Schwalb
Roll20
Fantasy GroundsShadow of the Demon Lord
Shadowrun
Spellbook (app)
Star Trek
Star Wars
Tabletop Simulator
Tormenta
White Wolf
Yggdrasill

Sobre Janary Damacena

Janary Damacena escreveu 163 posts neste blog.

Sempre interessado em narrações fantásticas e de horror, apreciador de boa interpretação e defensor da regra de ouro.

Comments

  1. Pingback: #RPGaDAY 2017 – o que rola pelo @D30RPG | D30 RPG

  2. Pingback: Música ambiente para jogos de Fantasia Sombria | D30 RPG

  3. Ótimo podcast pessoal.

    Eu narro online (roll20 + skype) há algum tempo e para mim os grandes benefícios dessa abordagem são:

    1) A possibilidade facilitada de poder sonorizar sua sessão com efeitos que favoreçam a maior imersão dos jogadores.

    2) Utilizar iluminação dinâmica de cenário (em alguns casos) que ajuda bastante em dungeons crawls.

    3) É muito mais simples, na minha opinião, criar handouts e apresentar imagens de referência usando uma plataforma online.

    4) Reunir pessoas fisicamente para jogar RPG está sendo cada vez mais complicado e as plataformas online te permitem jogar RPG de segunda a segunda pois o que mais rola é gente querendo jogar pelo Brasil.

    No entanto, apesar de todas as benéfices que enxergo com as plataformas de jogo online, ainda assim prefiro o jogo presencial. Como foi muito bem dito durante o podcast, as expressões corporais, o dado caindo da mesa, o refri e o salgadinho junto com seus amigos não tem preço.

    Continuem o bom trabalho e obrigado por tudo que vocês tem feito pelo RPG em Brasília.

Leave a Comment