Terra-Média para D&D 5ed

adventures-in-middle-earth-front-cover-550pxJá está à venda o guia do jogador da versão D&D do mundo de Tolkien! Se você não sabe do que se trata, é o seguinte: a editora inglesa Cubicle 7, responsável por diversos jogos legais entre eles o famoso Um Anel (que saiu por aqui pela Devir) decidiu usar a licença da 5ed de D&D para juntar dois colossos: Um livro ambientado no cenário do Hobbit, mas com regras da mais recente edição do D&D.

ame-wilderland-1024x640Pois bem, a primeira parte do livro “Aventuras na Terra- Média” foi disponibilizado em PDF a partir DrivethruRPG, com regras para jogadores. Esse lançamento fornece regras e orientações para criar personagens e aventuras no mundo de Tolkien, mais precisamente poucos anos depois da Batalha dos Cinco Anéis.

ame-equipment-1024x640Bilbo está de volta ao Condado, Bard é rei de Dale e recruta aventureiros para ajudar a restaurar a glória do norte, e Mirkwood aumenta seu poder com a escuridão.

No site da editora é possível ver três culturas oferecidas: Os hobbites do Condado, os Dúnedain e os Homens do Lago.

ame-men-of-the-lake-819x1024

ame-hobbits-819x1024

ame-dunedain-819x1024

O guia do jogador apresenta culturas e classes próprias da Terra-Média, novas regras para viagens e encontros, e talvez a maior diferença do que estamos acostumados no D&D que é a corrupção da Sombra sobre os personagens, uma vez que o jogo assume que não há tendências e todos são heróis do bem. O livros contem:

  • 11 culturas para jogadores
  • 6 novas classes
  • 13 novos antecedentes
  • Equipamentos específicos para Terra-Média
  • Regras para viagens
  • Novas regras para a Corrupção
  • Regras para criação de Companhias
  • Mapas da Terra-Média
    adventures-in-middle-earth-players-guide-contents-1200-1024x640

OBS: A Cubicle 7 afirmou, logo quando anunciou que lançaria o jogo “Aventuras na Terra- Média”, que não vai descontinuar o Um Anel. Ao invés disso, continuará como uma linha separada, com total suporte ao jogo.  Segundo a editora, o Um Anel e Aventuras na Terra-Média “têm diferentes objetivos, e há muito espaço para o crescimento de ambas as linhas de jogo”.

Sobre Janary Damacena

Janary Damacena escreveu 163 posts neste blog.

Sempre interessado em narrações fantásticas e de horror, apreciador de boa interpretação e defensor da regra de ouro.

Leave a Comment