#77 PODCAST D30 – OSR & Rafael Balbi no Joga Brasília

Desde que D&D e seus similares foram criados – e nisso me foco nos jogos de fantasia, a maneira de jogar e, principalmente, as mecânicas de jogo mudaram bastante. Foi uma época de descobrimentos e aprendizados, em que os RPGs tinham sistemas de regras que nem sempre cobriam todas as ações imaginadas pelos jogadores. Era meio que “vamos fazer assim até pensar em uma regra mais adequada”. Além disso, muito dessa imaginação dos jogadores fazia parte das ações, incluindo os combates. Mas isso não quer dizer que esses jogos mais antigos estavam errados, na verdade, eles tem muito para ensinar ao “estilo mais novo de jogar”. E com isso têm aparecido muitos jogos OSR, que emulam o jeito antigo de fazer as coisas!

Mas espera! Você não sabe o que é OSR??? Então para te ajudar nisso, o Marcello Larcher teve a participação especial do Rafael Balbi (Regras da Casa) e dos irmãos Tiago e Lucas Rolim (Green Peanuts Tavern), para falar um pouco a respeito dessa forma de se jogar, em um sentido mais old school. E esse papo super maneiro, aconteceu durante a última edição do Joga Brasília de Verão (e por isso tem um pouco de barulho da galera jogando diversos RPGs). Eu, Janary Damacena, estava por lá mas mestrando uma partida de D&D Basic para meu grupo de crianças entre 12 e 14 anos. O que só demonstra nosso comprometimento com esse estilo de jogo hehehehe Então acompanhem essa edição para saber um pouco mais sobre OSR!

E ATENÇÃO: Não esqueça que seu comentário é fundamental para sabermos o que está indo bem, o que desagrada, temas futuros, sugestões e afins. Então, deixe seu recado aqui no site ou envie pelo nosso Facebook, ou ainda pelo e-mail d30rpg@gmail.com. Também temos um grupo de whatsappaqui está o link, mas pode usar o código QR ali do lado.

Para download clique com o botão direito do mouse e a opção “salvar como” no seguinte link: MP3. Para acrescentar nosso podcast no I-tunes é só seguir esse endereço, e agora estamos também no Spotify!

 

Um pouco do que falamos nessa edição:

Dungeons and Dragons

Dungeon Crawl Classics

A Quick Primer for Old School Gaming

Maze Rats

Saqueadores na Fronteira

The Black Hack

 

Sobre Janary Damacena

Janary Damacena escreveu 123 posts neste blog.

Sempre interessado em narrações fantásticas e de horror, apreciador de boa interpretação e defensor da regra de ouro.

Comments

  1. Muito bacana o podcast. Só discordo veementemente dessa ideia de que em D&D atualmente um encontro equilibrado só inclui monstros do nível dos jogadores. O objetivo de design é justamente o oposto! A bounded accuracy permite que mesmo os goblins mais pé rapados sejam perigosos nos níveis mais altos. Os encontros das aventuras prontas apresentam isso da mesma forma. Essa é uma crítica pertinente somente à terceira edição, já que até a quarta edição de D&D tinha suas ferramentas para evitar o “sumiço dos goblins”, apresentando várias versões deles para níveis diferentes.

    1. Dá no mesmo. Em altos níveis você encontra goblins tunados ou eles viram minons de criaturas mais fodas. Há uma transformação igualmente estranha. O jogo recomenda uma economia de encontros e recomenda cálculo de desafio. O bounded accuracy é foda, puta ajuda pra achatar o nível do desafio a longo prazo, várias aventuras como Tomb of Annihilation trazem encontros desequilibrados e a intenção do design pode ser evitar o desafio normalizado com o level dos personagens, mas na prática ainda acho que falta *muito* pra superar essa cultura, na minha opinião.

Leave a Comment