Hora de cair na folia com o Concurso Secular Games 2013!!

Chegou o momento de mais um FVM, mais conhecido como o Concurso Faça Você Mesmo da Secular Games. Para aqueles que querem tornar seu carnaval um pouco mais desafiador  passo a palavra ao pessoal da Secular Games:

Prepare sua fantasia e se junte a terceira edição da nossa festa carnavalesca: o Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2013!

 

FVM 2013

 

Para quem participou das edições anteriores, as coisas continuam bem parecidas (e divertidas). Para quem acabou de chegar, o concurso FVM como carinhosamente chamamos, é ao mesmo tempo uma forma de mostrar que é completamente possível criar um jogo bacana em alguns dias, como também incentivar a discussão sobre criação independente de jogos por aqui. E além disso, como sempre dizemos, uma competiçãozinha de vez em quando é legal para agitar as coisas!

 O objetivo do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos continua o mesmo (ainda que com uma ou outra novidade para apimentar as coisas): os participantes deverão desenvolver um jogo de RPG que seja jogável em 15 dias, iniciando sua produção em 09/02/2013, pirando durante o carnaval e os dias que o seguem em um torpor de design, samba e cerveja, até a data limite de entrega em 23/02/2013.

Acredite, é tão divertido quanto parece!

Para participar da brincadeira basta que envie seu jogo pronto para o e-mail secular@secular-games.com até 23:59 do dia 23/02/2013. Aceitamos basicamente todo tipo de arquivo: PDF, arquivos de imagem, áudio e vídeo que sejam razoavelmente compatíveis com nossos computadores (senão, acompanhados de um tutorial sobre como visualizá-los). Projetos de origami, jogos em Powerpoint, colagens, trilhas sonoras, receitas culinárias e dicas de drinks também são aceitos!

Os participantes poderão concorrer com somente um jogo em seu nome, seja ele de criação individual ou coletiva, portanto não importa se você vai criar sozinho ou com mais dez camaradas, desde que se concentre em seu melhor tiro. Como seria de se esperar estão vetadas as participações dos quatro integrantes da Secular Games (Eduardo Caetano, Rafael Rocha, Richard Garrell e Tiago Marinho), e o Giltônio, que foi parte da Secular e agora que saiu a gente vai pegar no pé e não deixar ele brincar.

Desta vez mudamos mais uma vez nosso singelo e breve questionário, que apesar de ser bem simples, é essencial para a  participação no Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2013. Nele temos dois blocos de questões: o primeiro deles com aquelas coisas básicas, tipo informações de contato e sobre o participante, e a segunda parte com apenas uma pergunta:

  • Como você descreve o jogo que criou? Não queremos saber apenas do cenário, dos deuses, dragões e todo esse blablabla chato. Essa pergunta trata de como as regras representam os temas e proposta do jogo. Utilize no máximo 300 caracteres ok? Nossa dica é que você revise essa pergunta depois de terminar a criação do jogo para ver o que se manteve!

Sem segredo, nossa agenda aqui é clara, e casa bastante com a proposta do concurso desde sua primeira edição: fazer os participantes refletirem e justificarem as escolhas tomadas durante a criação de seu jogo. O questionário deve ser entregue junto com o jogo, ou seja, até no máximo dia 23/02, e não serão aceitos jogos sem o questionário ou com respostas em branco!

Como teremos um monte de gente acompanhando e participando da mesma empreitada que você, sugerimos fortemente que discuta seus avanços em seu blog/fórum/rede social favorita. Afinal a proposta do concurso é justamente fomentar a discussão sobre game design e produção independente, e nada melhor que as pessoas verem e colaborarem com estes projetos. De brinde é bem possível que ainda role algum feedback interessantes para complementar ou desenvolver suas ideias, ou quem sabe uma proposta bacana de playtest, e até mesmo co-autoria. Então fale um bocado sobre sua criação!

Se você não tem um blog ou fórum no qual seja ativo, recomendamos que crie um tópico para seu projeto no fórum da Secular Games, onde temos uma seção dedicada para o concurso FVM2013! Outra opção excelente é o bom e velho  Garagem RPG, um espaço dedicado exclusivamente ao debate e produção de jogos de RPGs independentes e que bombou bastante durante os concursos anteriores. Acredite, o Garagem RPG é seu melhor amigo nacional se você quer criar um RPG independente!  No twitter use a hashtag #FVM2013, onde vamos tentar acompanhar todos os participantes por ali e como sempre, tumultuar positivamente a parada!

Para apimentar um pouco mais as coisas vamos repetir a fórmula do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2012, que obriga aos participantes utilizarem alguns temas que serão divulgados por nós no primeiro minuto do dia 09/02/2013. Sem mais  jogos genéricos, pelo amor de Jah! Iremos divulgar na meia-noite do dia 09/02 uma lista com seis temas,  dos quais pelo menos três deverão integrar de algum modo o seu jogo. Sim, no FVM2012 pedimos quatro temas, e desta vez decidimos dar um pouquinho mais de espaço temático pra galera, fechando em apenas três. Mas fiquem atentos, seremos muito mais rigorosos com o uso dos temas este ano, então estejam avisados!

E como integrar os temas ao seu jogo? Os três temas selecionados por cada participante devem aparecer de maneira substancial em seus jogos. O que seria substancial? Deve ter um papel importante no jogo. Lembra-se da pergunta lá de cima do questionário? Pois é, os temas são os pontos nos quais as regras devem se conectar. Nós avisamos que seria divertido, nunca que seria fácil!

Um exemplo: Vamos supor que um dos temas escolhidos seja Guerra. A guerra, portanto, deve ser um dos aspectos centrais de seu jogo. Talvez a ambientação seja marcada por uma guerra planetária brutal, ou uma guerra entre famílias tradicionais que se estenda por gerações. O importante é que a guerra não seja apenas um elemento pincelado na história ou contexto do jogo, ela deve ser central para o jogo AGORA!

No ponto de vista das regras o mesmo se aplica – a guerra pode ser inserida como uma mecânica que define os tipos de visão e posicionamento que os personagens dos jogadores tem uns dos outros, pressupondo que cada um seja obrigatoriamente integrante de uma facção distinta do conflito. Ou ainda, a guerra pode ser representada como uma regra de dominação militar de larga escala. Essencial é que ela surja não só como o nome de uma mecânica descolada, mas que efetivamente seja o tema por trás dela.

Quer dar uma olhada para relembrar quais foram os temas que usamos no ano passado? Tá na mão!

Ok, até agora as regras do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2013 são: os jogos devem ser desenvolvidos em 15 dias, entre 09/02/2013 e 23/02/2013, e contar com pelo menos três dos seis temas que divulgaremos no início do prazo. Mas como bons jogadores de RPG que somos, adoramos complicar as coisas com uma regra opcional, então criamos as metas alternativas de design!

As metas alternativas de design são, err… alternativas. Você não precisa usá-las se não quiser, é só seguir a regrinha dos temas e correr pro abraço. Isso é essencial, as metas alternativas de design são tipo aqueles temperinhos que você tenta com seu cara ou sua garota no seu almoço para dar uma variada!

Junto com os seis temas do FVM2013, apresentaremos quatro metas alternativas de design, cada uma delas contendo uma limitação bem específica no formato do jogo. A partir do momento que esta meta for escolhida pelo participante, ela se torna um dos elementos centrais de avaliação do jogo, então pense bem antes de meter a mão nessa cumbuca! Em contrapartida, ao optar por utilizar uma meta alternativa de design, você reduz um tema dentre os quais deve utilizar no seu jogo.

Outro exemplo: Vamos supor que uma das metas alternativas de design é criar um jogo cuja partida, com início meio e fim, deve durar no máximo uma hora, e que isso deve estar presente nas mecânicas e regras. Se você escolher esta meta, pode criar seu maravilhoso jogo utilizando apenas dois dentre os seis temas do concurso FVM2013, mas em compensação deve seguir à risca a meta alternativa de design que limita as partidas a uma hora. Se seu jogo não responder a esta meta satisfatoriamente, ele será eliminado na primeira fase de avaliação do concurso, sem chororô.

As metas alternativas de design serão, por definição, bastante restritivas em relação ao formato, então escolha por sua conta e risco. E sim, você só pode escolher uma das metas alternativas de design, sem inventar moda tá?

No fim das contas, você sempre pode escolher: criar seu jogo utilizando três dos seis temas apresentados por nós, ou então, usar uma das quatro metas alternativas de design e mais dois temas entre os seis disponíveis. Sacou?

Nunca é demais repetir: o jogo enviado para o Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos continua sendo seu, sempre será. A Secular Games possui basicamente duas intenções em relação a ele: que seu jogo faça parte do esforço em estimular a criação independente de jogos de RPG no Brasil; e que o maior número de pessoas veja e jogue seu jogo. Essas pessoas partirão do pressuposto que o jogo é seu, foi criado por você, então não deixe ninguém na mão!

O texto submetido ao concurso deverá ser inédito. A submissão do seu jogo implica automaticamente que você afirma que todo o material dele é inédito e de sua autoria, e nos exime de qualquer responsabilidade por haver, eventualmente, copiado no todo ou em parte outro jogo. Mais que isso, tem coisa mais cretina que copiar descaradamente um jogo em um concurso no qual o objetivo é ser criativo? Aqui acreditamos que valem duas das nossas máximas que se aplicam para tudo na vida: não seja um babaca e não estrague a diversão dos outros! Usar elementos de outros jogos é legal, copiar a parada toda é só mongol.

Ah, e já estávamos quase nos esquecendo: mais uma vez não serão permitidos jogos com sistemas de regras já existentes. De forma geral estes sistemas possuem comunidades super ativas e dedicadas, então você sempre terá suporte para criar algo por aí!

Se você passou seu carnaval projetando um jogo, de cara já é um campeão na batalha do faça você mesmo e da comunidade de criadores de jogos nacionais! Nosso trabalho aqui consiste portanto em avaliar não o esforço em si (que já é do caralho!), mas os seguintes critérios de avaliação de design:

  1. Quão completo é o jogo: o jogo enviado funciona sozinho, com todos os elementos para uma sessão de jogo?
  2. Uso dos temas: o jogo faz um uso concreto e substancial de três dos seis temas apresentados nas regras do concurso? Se o autor optou por usar uma das metas alternativas de design, ele conseguiu executá-la satisfatoriamente?
  3. Afinidade entre Regras e Conceito: o designer foi bem sucedido em sua proposta inicial? As regras representam de maneira apropriada o conceito do jogo? É possível jogá-lo de maneira funcional?

Novamente vamos dividir a avaliação do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2013 em duas etapas, realizada pelos quatro marujos da Secular Games e por honoráveis juízes convidados que vão compor essa tribuna bucaneira e serão apresentados nos próximos dias.

Na Primeira Etapa iremos eliminar aqueles jogos que não atendam aos parâmetros de originalidade, completude e adequação temática (uso substancial de três dos seis temas, e se aplicável, de uma das metas alternativas de design). Destacamos que com relação a originalidade, não se trata de uma análise jurídica, mas de um juízo objetivo de adequação temática com o concurso. Você pode ter feito um ótimo jogo de fantasia medieval com raças, alinhamentos, classes básicas e 6 atributos divididos entre mentais e físicos, mas a chance dele ser eliminado é grande, em razão da semelhança imediata com um tal de Dungeons & Dragons. Essa etapa será julgada apenas pelos quatro membros da Secular Games.

Assim como fizemos no FVM2012, os jogos que passarem para a Segunda Etapa, serão novamente avaliados, desta vez com um retorno ainda mais profundo e qualificado, não só pelos bucaneiros Seculares, mas também por um juiz convidado designado especificamente para aquele jogo. O juiz convidado será responsável por dar uma nota e escrever uma avaliação sobre o jogo, assim como nós faremos. A média das notas dos avaliadores Seculares com a do juiz convidado será a nota final do jogo na segunda e última fase do concurso, definindo sua colocação.

Nós avaliaremos todos os jogos enviados, e nos comprometemos a comentar e criticar (construtivamente) todo o seu conteúdo de acordo com os três critérios acima descritos. Temos como objetivo comentar em nossos textos avaliativos os pontos fortes e fracos de cada criação segundo nossos pontos de vista, de maneira ainda mais propositiva e crítica na segunda fase. De quebra, o jogo ainda vai receber uma segunda avaliação por parte de um juiz convidado, potencializando ainda mais o feedback sobre a criação. Legal não é?

Além da maravilhosa sensação de dever cumprido e da diversão toda do processo, o concurso é Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2013 é um jeito muito legal de participar da comunidade de criadores de jogos narrativos no Brasil, que esta fervilhando nos últimos anos! Acredite, conhecemos pessoas incríveis nestes dois anos de concurso, e provavelmente seu jogo será lido e comentado por várias delas.

Alguns dos jogos participantes das edições anteriores do Concurso FVM foram ou serão lançados por editoras, como é o caso do Abismo Infinito do bicampeão John Bogéa lançado pela Retropunk, o Tragoédia pela editora RedBox, e O Jogo e Maldita Criatura, participantes de edições anteriores que sairão ainda este ano pela Secular Games. Isso sem contar nos jogos que continuam em desenvolvimento de forma independente…

Finalmente, para tornar o gostinho de vitória mais doce, daremos ao criador do jogo vencedor um conjunto de livros sobre game design que consideramos essenciais em formato eletrônico. Podemos considerar como um incentivo para a continuidade os estudos :)

Achamos importante ressaltar que nosso conceito do que pode ser caracterizado como um jogo de RPG é bastante abrangente. Aliás, como vocês devem ter percebido, preferimos até o termo “jogos narrativos” ou seus semelhantes por serem mais abrangentes. Portanto sintam-se livres para flertar com outros formatos e ideias, um dos objetivos aqui é justamente sair do padrão. Ainda assim em caso de dúvida nos mande um e-mail!

Secular Games se reserva o direito de alterar essas regras a qualquer momento, comunicando a ocorrência através deste site.

O envio do seu material é sua inscrição no concurso. Não é preciso fazer um cadastro prévia ou nada assim. Mandou, já era, depois é só torcer. Ainda assim, seria legal comentar no fórum sobre seu interesse em participar, o que achou das novas regras, e quem sabe, já anunciar suas ideias e onde discutirá seu projeto, assim todos aqueles interessados em acompanhar o processo poderão fazê-lo mais facilmente.

O que achou das novas regras? Vai participar? Tem sugestões de tema? Passe no fórum!

Prepare as caipirinhas, vista sua fantasia e mãos à obra!

 

 

Sobre Mallien

Ricardo Souza escreveu 74 posts neste blog.

RPGista e Gamer por paixão, profissional de TI por profissão, nerd/geek por vocação e pai babão da pequena padawan e roleplayer in training Costela Maluka.

Leave a Comment