Resenha do 36º Encontro D30 – Criaturas da Noite

Encontro D30 - Criaturas da Noite 20-10-13 (3)Há cinco anos o RPG deixou as mesas de jogo de um grupo de amigos e passou a ser algo mais, se transformou em uma missão, um compromisso: expandir as fronteiras do RPG em Brasília, possibilitando uma interação maior entre mestres e jogadores dos cantos mais longínquos do Distrito Federal. E assim surgiu o D30 RPG.

Hoje, percebemos que essa missão se mostrou importante para a cena RPGística da cidade e até mesmo do País, se tornando referência entre editoras, lojas e público, justamente por ser uma companhia formada por amigos para fazer mais amigos, para conhecer novos jogos, para fomentar discussões, para trazer amigos de outras partes do Brasil com intuito de colaborar com novas ideias. Nossa trajetória é marcada por tentativas, acertos e erros, mas o mais importante não é ver falhas, mas revelar as vitórias – que não foram poucas!Encontro D30 - Criaturas da Noite 20-10-13 (4)

Em um País onde cerca de 10% das pessoas com menos de 15 anos não são alfabetizadas e a média de leitura por pessoa não passa de 3 livros por ano, é glorioso ver amigos escrevendo seus próprios jogos. Todo trabalho do D30 é recompensado ao termos Encontros bimestrais com mesas abarrotadas de livros (que muitas vezes tem mais 400 páginas ou necessitam de três volumes para o modo básico) divertindo quatro, cinco, seis ou até mais pessoas. É incrível ver que muitos vem de longe – até de outras cidades – par algumas horas de diversão durante um Encontro D30.

Encontro D30 - Criaturas da Noite 20-10-13 (1)E porque toda essa longa introdução para uma simples resenha de um Encontro? Comecei a escrever e refletir sobre tudo o que vi, ouvi e pude presenciar. Quando penso que em um fim de semana atípico em Brasília, que contou com mais de dois eventos nerd e provas de concurso público a muito aguardados; ter mais de 80 pessoas que foram até o Clube Vizinhança da Asa Sul, prestigiar e comemorar com o D30 neste Encontro de aniversário, é motivo de orgulho!

Nesse 36º Encontro D30, tivemos a participação especial do Guilherme Svaldi, editor-chefe da Jambô, uma das maiores editoras de RPG do Brasil. O cara foi super gente fina com toda galera do Encontro e realizou um bate-papo maneiro sobre jogos. Além disso, fez parte da gravação na nova edição do Podcast D30, falando com exclusividade sobre as novidades da Jambô (em breve publicaremos aqui no site).Encontro D30 - Criaturas da Noite 20-10-13 (6)

“Criaturas da Noite” foi o tema escolhido pelo pessoal, através da nossa enquete no facebook, e agradou sem erro! Tivemos mesas dos mais diversos sistemas como Rastro de Cthulhu, Tormenta RPG, Mutantes e Malfeitores, Storyteller (com mesas de Vampiro, Lobisomem e Caçadores Caçados), Legendo of Five Rings, Advanced Fitghing Fantasy, Insomnium, Savage Worlds, Gurps e A Fita. Além disso, bateram ponto nossos sempre presentes parceiros do Arts Vikings e da casa de jogos Orgutal, todos com seus excelentes materiais que enchiam os olhos e esvaziavam os bolsos da galera.

Bom é isso pessoal, esperamos que todos tenham se divertido bastante e aguardamos vocês para os próximos Encontros. E vamos rumo a mais cinco, dez, vinte anos de D30RPG!

Sobre Janary Damacena

Janary Damacena escreveu 163 posts neste blog.

Sempre interessado em narrações fantásticas e de horror, apreciador de boa interpretação e defensor da regra de ouro.

Leave a Comment