Aventura do Vila do RPG para Old Dragon

O Resgate da Princesa Élfica: Aventura para Old Dragon

Sérgio Magalhães, do grupo Vila do RPG, escreveu essa aventura genial para Old Dragon que estamos compartilhando com vocês. Embora seja escrita para o velho dragão, ela pode facilmente ser adaptada para seu jogo preferido, de D&D a Gurps, passando por qualquer sistema de fantasia. Os temas são nossos velhos conhecidos: florestas, elfos e orcs, numa disputa nas fronteiras da civilização. Achei os NPCs (ou PJM como prefere o pessoal nacional) muito interessantes.

Segue o texto que Sérgio preparou para apresentar a aventura, divirtam-se:

Saudações, exploradores de masmorras! Após algum tempo sem criar nada de novo para Old Dragon, resolvi juntar esta semana meus 1d4+1 pontos de coragem e finalmente escrever esta aventura, narrada por mim no OdDay 2011. Ela foi criada há muito tempo e já tive a oportunidade de narrar a mesma várias vezes para grupos diferentes de jogadores. Mesmo com as dezenas de alterações feitas ao longo do tempo, algumas até mesmo durante a partida, a aventura sempre teve uma ótima aceitação por parte da galera. Era um antigo projeto meu escrevê-la e compartilhar com os demais narradores do sistema pelo país e, após muito tempo, consegui reunir disposição suficiente para isso. Quem acompanha o blog regularmente sabe que, de vez em quando, lanço algo para Old Dragon, até mesmo resgatando antigas aventuras para AD&D, como foi o caso de A Lenda do Príncipe Demônio e Alicórnio, lançadas originalmente no Brasil pela antiga revista Dragon. No entanto, escrever uma aventura inteiramente nova, mesmo sendo pequena como O Resgate da Princesa Élfica, requer um trabalho bem maior do que se pode imaginar de início. Ao contrário de um post comum, geralmente escrito em um único dia, produzir uma aventura exige uma dedicação de algum tempo, e um processo bem mais elaborado de produção. Bem, mas o objetivo aqui não é desabafar sobre o trabalho que dá para concretizar um projeto como este, mas falar sobre a aventura em si e tentar esclarecer alguns detalhes não expostos no próprio texto da mesma.

Embora O Resgate da Princesa Élfica seja simples e sem maiores pretensões, ela tem o objetivo básico de resgatar o clima old school das antigas partidas de RPG, onde elementos como interpretação, descrição e interação entre os jogadores são características bem mais importantes que a mecânica de regras, combos invencíveis ou jogadas de dados. O tempo de duração estimado é de uma sessão, se o grupo já tiver fichas prontas e um bom andamento de jogo. Sendo assim, ela é perfeita para ser narrada em eventos/convenções. É óbvio, mas vale sempre à pena relembrar, que o narrador tem toda liberdade para alterar e/ou adaptar tudo o que achar necessário para melhor adequá-la à sua mesa ou grupo. Se os seus jogadores gostam mais de interpretação e tramas intrincadas do que combate, inclua elementos que incentivem isto na trama, mesmo tendo que acrescentar PdMs, encontros ou outros aspectos para isso. Esta aventura é apenas um guia de início, cabe a você o resto do trabalho – e quem disse que narrar será fácil?!

Atualmente Old Dragon é um dos RPGs nacionais que mais disponibiliza suplementos para seu sistema, sejam oficiais ou de fãs. Então, se você é narrador e gosta de criar histórias, não deixe de escrever e disponibilizar as mesmas para os outros narradores. A própria Redbox Editora anunciou vantagens aos que produzem para o sistema, ofertando inclusive seus modelos de capas e fontes para novos autores utilizarem em suas criações.

Então, aproveitem a aventura, e não deixem de comentar. Desta forma vocês ajudam muito, especialmente no processo de criação de várias outras coisas para o sistema que venho escrevendo. E não esqueçam do mais importante: joguem RPG!

Para fazer download da aventura, clique AQUI.

Sobre ML

M L escreveu 150 posts neste blog.

Gosta de fazer intriga em seus jogos, botar medo nos jogadores, e está sempre à procura do sistema perfeito de RPG.

Comments

  1. Boa noite. Não consegui baixar o arquivo O RESGATE DA PRINCESA ÉLFICA. Aparece sem permissão.

Leave a Comment