Vamos começar o ano com a mesa cheia e os dados rolando! Esse é o plano do D30 para 2012, tanto é que já estamos divulgando nossa agenda de janeiro antecipada para você ir anotando aí o que não pode perder!
Dia 19, em parceria com o Sebinho, vamos começar a série de palestras e oficinas “Conversas sobre RPG”. Serão eventos gratuitos, sempre no início da noite, com o objetivo de reunir o pessoal para discutir as novidades, trocar ideais, conhecer pessoas, novos sistemas, novos jogos, etc. Para essa primeira edição, as atrações serão, às 19h , e o debate será sobre “O que há de novo no mundo do RPG”. E, às 20h, faremos uma oficina de personagens, ensinando quem não sabe jogar sobre o que é um personagem de RPG, e discutindo a melhor forma de aprofundar backgounds para uma campanha.
E no dia 21 de janeiro, para não perder o embalo, realizamos o primeiro encontro D30 do ano! Em breve vamos postar as inscrições para mestres, lembrando que eles terão isenção da taxa de colaboração de R$ 5 que o D30 cobra para manter o espaço e produzir os materiais. Neste dia vamos comemorar 4 anos de D30 também gente! Lembrem-se de convidar seus amigos que não jogam RPG, mas com certeza iriam adorar, aquele grupo que jogava mas parou, namoradas legais; etc.
Coloque na agenda:
O que: Conversas sobre RPG
Quando: 19 de janeiro
Horário:19h – 21h30
Local: Sebinho, na SCLN 406, Bloco C, Loja 44.
O que: Encontro D30
Quando: 21 de janeiro
Horário: 9h – 18h
Local: Salão de Festas da SQS 306, Bloco E.
Comments
Parabéns mesmo amigos do D30! Fico realmente muito contente em ver um grupo tão ativo e organizado promovendo o RPG. Força e continuem assim, e não esqueçam, podem contar com o apoio de seus amigos do Vila do RPG
Com certeza estarei lá! E quem sabe poderei finalmente mestrar Tormenta!
Boas Festas e aguardando esta virada de ano!
com certeza vou estar la e agora que cheguei de viagem e descobri um novo rpg se liguem dia 21 na mesa de perpetua
Vou mestrar um GURPS com certeza!
Infelizmente o D30 ainda decepciona na “inspeção”. Os eventos ainda não estão bem organizados, embora a iniciativa seja boa, estou no meio do RPG desde outros estados a mais de 10 anos e percebi uma falha daqui que por enquanto ninguém resolveu no D30. O povo faz “clube das bolinhas”, “dos dadinhos” eu diria. Um cara reserva um das poucas mesas, vai mestrar e ainda leva seu “grupo” montado, chega um trouxa querendo conhecer tal sistema ou tal jogo e fica vendo navios e nem pode abrir novas mesas a não ser as pré-solicitadas. Alternativa? Voltar pra casa, já que muitos não querem e não gostam de outros sistemas. Acho que está faltando estratégia do D30, assim só mantemos os antigos no meio, os novos ficam retidos a quintais e grupos que caminham ao fracasso. Enfim… espero uma melhorada no evento, no último mal se podia ouvir os mestres e tinha gente semi afônico no outro dia reclamando. Infelizmente, poucos fazem críticas, mas espero que o D30 modifique isso. Abração povo!
opa Ezra. gostamos de críticas também! vou tentar responder um pouco. sempre que acontecer algo parecido, procure alguém da organização, que vamos arrumar uma mesa pra você. geralmente à tarde lota, e é por isso que fazemos uma inscrição prévia, porque os mestres têm de preparar suas aventuras e material.
claro que isso não é perfeito, e pode ocorrer de alguém ficar de fora, mas conversando tudo se resolve. nós sempre deixamos duas pessoas de “reserva” pro caso de faltar algum mestre, então geralmente nunca faltou, ou entrariam esses, que são mais chegados.
na verdade, ser amigo de alguém do D30 não te faz entrar em nenhum clube do bolinha 🙂 vamos certamente te pedir pra mestrar, organizar filas, ficar sem mestrar para dar a vez a um mestre novo nos eventos… pode me procurar no próximo que te incluo no clube! 🙂
e no último encontro tínhamos tantas mesas sobrando que deixamos um grupo ir realizar seu jogo no evento, mas sobrou mesa, se foi esse o caso que você relatou… no mais, mestre e jogadores quase sempre se conhecem no encontro, ou se reencontram.
por fim, precisamos achar um lugar maior para os encontros, isso é fato! só assim o barulho vai diminuir. e aceitamos sugestões!
Saber que vocês respondem críticas e se preocupam com a qualidade já é um ponto POSITIVO.
Mas, fazer é a meta, ouvir muitos ouvem.
A principio já vou indicar algumas contradições e claro opiniões. Quando cheguei mestres de RPG chegaram com grupos já “trazidos de casa”, bem a intenção é cobrar aluguel de espaço pra jogar ou divulgar o RPG e a interação entre novos jogadores?
Não tinha mais mesa pra entrarmos, eu e amigos, pensamos, vamos abrir uma sobrando vaga conhecemos gente nova que é encaixada. Quando após assinarmos E PAGARMOS a entrada, o garoto disse NÃO PODE ABRIR MESA! LOTADO! Pensei: Pronto, to feito!
Pagamos inclusive, mal tomamos 2 copos de refri. A questão “custo-benefício”, administração da parte financeira e tal, foi péssima. Não faço questão de pagar só 2 ou 5, podem cobrar 10 ou 15 e dar DIGNIDADE ainda mais ao evento, mas contato que seja um evento que agente pense, POXA, PAGUEI E VLW A PENA! PAGAR. Eu fiquei mais de olho na ADM do que na diversão. Porque infelizmente não consegui me divertir muito. A “portaria” deu-se ausente algum tmepo e vi gente entrar sem pagar e ainda dá umas pequenas palinhas de consumo.
Ué, isso é certo? NÃO! Por isso a ADM da D30 tem que ficar de olho e dar o pulo do gato em cima dos desorientados. O Kodama hoje não tem a mesma qualidade e ta horrível e caro. Mas muitos pagam e porquê? SIMPLES! Há a interação, eu não saio com grupinho formado que vai ficar em clube das bolinhas, agente sai, interagi, ri, vê cosplay melhores e piores, tira foto com gente estranha que tem a ver com nosso cosplay ou que gostamos e fazemos futuras amizades.
Na minha opinião a D30 ainda não achou o ingrediente “x” que vai espalhar a cumplicidade entre os diversos membros, ainda pena sendo só um lugar emprestando local. E isso já tem gente fazendo, é importante AVISAR.
Mas se a D30 serve como um sindicato, que uni, ajuda, representa e faz e acontece pelos RPGistas, estes últimos têm que ajudar. Tem que existir uma ponte, uma fonte de contato, uma conexão entre a High Society do RPG, a D30 que quer representar a todos e todos os Mestres de todos os sistemas de RPG de Brasília. Para ai, com a união de todos, atingir mais e mais jogadores, que mofam em casa nos PCs e tablets ou tem vergonha de ir na net achar grupo.
Talvez criar uma ponte maior e dar prioridade a ADM seja a meta de 2012, quando o evento tiver agradável e exemplar a esse ponto, dificilmente jogadores vão se sujeitar as humilhantes situações RPGisticas do Kodama, e preferiram sempre ir pro D30.
Esse é um ano pra o RPG aflorar, fazer e acontecer em BSB. Muitos são os pequenos grupos ainda perdidos. Qualquer coisa estamos ai. Se o mundo não acabar é claro! XD
Bem Erza, essa é a ideia mesmo, você pode nos ajudar da próxima vez! nos vemos no encontro, dia 21/01.
Oi Erza!
Estamos tentando melhorar. Com certeza se vc puder chegar cedo no próximo teremos muitas mesas disponíveis. Senão, no começo da tarde abrem novas ou podem ter desistências e vagas que não completaram. Estamos tentando superar as expecativas na organização e encontrar um espaço melhor também (veja, as incriçcões para mestres estão abertas). Aliás, o valor de R$ 5,00 é para pagar essa questão de infra de espaço e material e não lanche, tá? O lanche é o pessoal que leva cada um o seu e todo mundo compartilha, e o D30 leva um pouco a mais tb. É isso, estamos evoluindo. Contamos com vc também! Miau!