Como foi a Conversa sobre RPG de Gurps

Ainda não sabemos o que fazer com esse projeto, mas acho que chegamos a algum lugar. Como disse o Daniel após o evento, “parecia uma conversa entre amigos”. E é isso mesmo, um espaço para conversar sobre RPG, tirar dúvidas, conhecer ou reencontrar as pessoas que jogam no DF.

O Thiago Hackbarth foi muito feliz na explicação dele. “Gurps não é para qualquer um, mas é um excelente segundo sistema para todos”, disse. Para ele, o sistema não vai mesmo agradar todo mundo, mas com a quantidade de suplementos que existem, é possível você achar elementos para sua campanha, e até mesmo regras que podem ser aproveitadas de quase todos os livros.

Para mim um ótimo exemplo é Gurps Horror, que apesar de ser um suplemento para Gurps, tem ótimos conselhos sobre como fazer uma aventura de terror, independente do sistema. A mesma coisa com GurpsMysteries, que eu li quando quis fazer uma aventura de detetives…

A pergunta que não queria calar vocês já conhecem, “Gurps é mesmo difícil?” E o Hackbarth nos mostrou que há regras básicas bem simples, e até mesmo um Gurps Ultralight, que você pode usar. “A vantagem do Gurpsé que tu pode usar a parte que quiser, ele não é um sistema de jogo, ele é um sistema para montar jogos, e tu escolhe daquelas regras todas quais tu vai usar”, disse.

Muitos jogadores presentes disseram que não conseguiram digerir tudo aquilo no começo, regras para cavar buraco ou atirar de um carro em movimento, mas a idéia é que essas regras só sejam usadas se elas forem necessárias. “Num jogo de Primeira Guerra Mundial, por exemplo, cavar trincheiras é fundamental, mas tu não vai usar isso para qualquer buraco que for cavar no jogo”, completou.

Agradecimento especial à Retropunk, que nos enviou descontos especial na loja online para quem participou do evento!

Agradecemos a presença de todos, e contamos com vocês na próxima Conversa sobre RPG. Mais uma vez agradecemos ao Sebinho pelo espaço, que dessa vez mudou para dentro da livraria, mas sem qualquer prejuízo. O clima informal até ajudou todos a se sentirem mais à vontade para falar e fazer perguntas.

Sugestões de temas para as conversas são bem vindas… Até a próxima!

Sobre ML

M L escreveu 150 posts neste blog.

Gosta de fazer intriga em seus jogos, botar medo nos jogadores, e está sempre à procura do sistema perfeito de RPG.

Comments

  1. Que tal o próximo ser sobre aventuras fantásticas? Adoro o sistema, e aprendo sobre ele faz tempo. ;D

  2. Gurps é e sempre será pra mim o melhor sistema de RPG. Como foi dito acima ele é um sistema para se montar jogos, isso já é mais que suficiente pra mim.

  3. Pingback: Encontro D30 de Maio var ser Louco! | D30 RPG

  4. Pingback: #RPGaDAY 2017 – o que rola pelo @D30RPG | D30 RPG

  5. Apesar de ser fortemente centrado em batalha e combate, o GURPS ainda oferece melhor suporte para as demais ações e interpretações que outros sistemas, até mesmo o Vampire…
    Fui mais ativo nele na década de 1980-90, e quando foi publicado na devir, adquiri dois manuais “brancos”.
    Os suplementos são excelentes e ajudam de fato na criação de cenários e histórias, mesmo para escritores de romance.

Leave a Comment