Como foi o Encontro D30 Fantasia Sombria, com fotos!

Amigos fãs do RPG, mais um Encontro D30 passou, e lá se vão 6 anos e 40 encontros! A gente é muito empolgado com essa coisa, e por isso não consegue avaliar bem como estamos indo. Para resolver isso, começamos uma pesquisa de opinião entre as pessoas que frequentam. Se você ainda não respondeu, por favor faça isso agora, dá pra fazer em menos de 2 minutos.

E as respostas têm sido incríveis. Ficamos contentes que todo mundo goste dos encontros, e quase todos disseram que querem ajudar a fazer os encontros, o que nos dá ainda mais orgulho. Sempre nos preocupamos em não deixar se formarem “panelinhas”, o que é muito comum em grupos de RPG. A gente tenta ser o mais democrático possível, mas claro que ainda deixamos algumas pessoas descontentes, a esses, nossa mensagem é de que tentem mais, porque o D30 na verdade é de vocês.

A ideia por trás do grupo D30 sempre foi a de promover o RPG, e fazemos isso de duas formas: 1, a principal é manter um ponto de encontro onde as pessoas possam se reunir para formar grupos e para jogar de forma mais constante. 2, a outra é ensinar pessoas que querem aprender a jogar RPG. No meio disso também atendemos um terceiro público, o pessoal que não tem grupo nem tempo para formar um, e vai lá pra matar as saudades de uma boa partida.

pesquisa-D30Os one shots que a gente organiza são a melhor forma de jogar em eventos (que é também como se faz em eventos fora do Brasil, não é uma inovação nossa), e com isso as pessoas podem conhecer muito mais sistemas de RPG, cenários, e até fazer playtests de seus próprios sistemas caseiros.

Um limite que a gente tem são os mestres, quanto mais mestres quiserem ir ao evento, mais mesas conseguimos fazer, e mais pessoas podem conhecer RPG e formar mais grupos… Nossa meta é continuar fazendo isso sempre, enquanto houver gente sem grupo e candidatos a jogadores!

E vamos tentar organizar melhor os pontos sugeridos por todo mundo! Tem muita coisa que pode melhorar e, por isso mesmo, chamamos mais 10 pessoas para nos ajudar nos eventos. Como a gente não costuma colocar os nomes aqui a não ser para elogiar mesmo, fica o agradecimento ao Henrique e à Bruna, novos integrantes da nossa equipe, em nome de quem agradecemos a todos! São eles que têm cuidado da entrada do evento há bastante tempo.

Ah sim, e o evento em si! Foi genial ver todo mundo jogando, dessa vez não faltou mesa. Temos de dar um jeito nisso, porque tem uma galera que chega faltando duas horas pra terminar e quer jogar. Podemos começar a fazer cenas menores, mas se você é mestre sabe que já é difícil concentrar tudo em 4 horas.

Estava genial a mesa de Ravenloft, eles acharam a Sun Sword e venceram Strad von Zarovitch. Teve mesas das crianças de novo, teste de dois sistemas caseiros, e muita fantasia dark. Eu mesmo mestrei Warhammer, que sempre quis mostrar pro pessoal nos eventos… vejam nas fotos!

 

Confiram as fotos!

Sobre ML

M L escreveu 150 posts neste blog.

Gosta de fazer intriga em seus jogos, botar medo nos jogadores, e está sempre à procura do sistema perfeito de RPG.

Comments

  1. Massa demais cara. É muito bom ver grupos tão comprometidos e sérios atuando no hobbie. Dá vontade de ir à Brasília só pra participar 🙂

    Abraço, e sigam com o excelente trabalho!

  2. O D30 precisa investir na formação de novos mestres/narradores/administradores-de-experiência-de-jogo se quiser que seus eventos cresçam a ponto de sobrarem mestres e faltar espaço para todos que querem mestrar. O formato ideal não seria o de oficinas, que atingem muito poucas pessoas e exigem muita organização, mas talvez “videoaulas”/Hangouts (com direito a slides) no Youtube ensinando macetes para os pretendentes a Mestres prepararem aventuras e conduzirem sessões de jogo.

    1. Author

      eu sou um pouco cético com hangouts e internerd, mas de repente a gente consegue produzir algo bom que seja em video para a internerd…

Leave a Comment