Você já sabe, vai estrear dia 24 de janeiro uma nova minissérie de Arquivo X. E como o Netflix está com a série toda online, dá tempo de ver antes da estréia, são apenas 150 horas (38 dias) de TV mais dois filmes e um spinoff!
Bem, existe uma outra forma, que é ver apenas a mitologia e os melhores episódios. Você vai perder a relação dos dois, e algumas ideias legais de monstros da semana, mas vale a pena. Mas, primeiro, veja isso. Depois a gente continua falando sobre o passado…
Arquivo X é a série que começou tudo. Foi ali que as séries de TV ficaram relevantes. Não haveria Lost ou Heroes, e talvez nem mesmo Game of Thrones, se uma série de TV não tivesse levado a ficção científica a sério no começo dos anos 90. Claro que ela deve isso à aposta da Paramount em fazer uma série independente em 86, Star Trek: the Next Generation, mas isso é um papo para outra vez.
Antes ficção científica não era levada a sério na TV, apesar de ter sido comercialmente viável no cinema. Arquivo X estreou no horário da noite, e fez tanto sucesso que foi levado para o horário nobre, e de 1993 a 2002 trouxe não apenas sci-fi para esse público, mas assuntos nerds para a TV da sala.
Eu falei para vocês que perderiam o relacionamento Mulder/Scully se seguissem apenas os episódios desse guia, mas fique tranquilo, depois você pode ver o resto e aprender sobre eles. Não é todo dia que você entra para a cultura mundial, como Romeo/Julieta. E não se preocupe com não entender a história, Arquivo X foi escrito de uma forma que sempre que a história avança, você fica com mais perguntas que respostas.
Você pode decidir por você mesmo o que ver ou não, baseado em discussões do Reddit, dos fã clubes, e de várias matérias… estão juntadas nesse Ultimate Guide, mas a melhor lista que eu vi foi essa, feita por um fã no Reddit. Você tem vários guias de episódios a evitar, que são ruins mesmo, e eu incluiria o último filme, que é decepcionante. Do spinoff, O Pistoleiro Solitário, vale a pena ver o Piloto, que fala de aviões sendo jogados no World Trade Center. O episódio saiu no começo de 2001, e em setembro vocês sabem o que aconteceu…
Tem um milhão de notícias, que você deve seguir por aqui. E já pode assitir o especial que 20 minutos que eles prepararam.
Aqui segue um pequeno guia com o qual eu concordo bastante:
Episódios com * não são essenciais para a mitologia de Arquivo X, mas estão conectados. Os que têm ** são os melhores episódios, e você deve assistir mesmo sem fazer parte da grande trama.
Primeira Temporada
Pilot
Deep Throat
*Squeeze
*Conduit
*Fallen Angel
*Eve
**Beyond The Sea
E.B.E.
*Tooms
The Erlenmeyer Flask
Segunda Temporada
Little Green Men
The Host
Sleepless
Duane Berry
Ascension
One Breath
**Irresistible
**Die Hand Die Verletzt
Colony
End Game
**Humbug
Anasazi
Terceira Temporada
The Blessing Way
Paper Clip
**D.P.O.
**Clyde Bruckman’s Final Repose
Nisei
731
**War of the Coprophages
**Syzygy
Piper Maru
Apocrypha
**Pusher
**Jose Chung’s From Outer Space
Talitha Cumi
Quarta Temporada
Herrenvolk
Musings of a Cigarette Smoking Man
Tunguska
Terma
**Never Again
*Leonard Betts
Momento Mori
*Tempus Fugit
*Max
Zero Sum
Gethsemane
Quinta Temporada
Redux
Redux II
*Unusual Suspects
**Post-Modern Prometheus
Christmas Carol
Emily
**Chinga (Stephen King)
**Bad Blood
Patient X
The Red and the Black
*Travelers (A origem dos Arquivos X)
The End
Filme: Fight The Future
Sexta Temporada
The Beginning
**Triangle
**Dreamland
**Dreamland II
S.R. 819
Two Fathers
One Son
**Arcadia
**Milagro
**The Unnatural
*Three of a Kind
Biogenesis
Sétima Temporada
The Sixth Extinction
Amor Fati
**Orison
Sein und Zeit
Closure
**X-Cops
*En Ami
Requiem
Oitava Temporada
Within
Without
Per Manum
This is Not Happening
Dead Alive
Three Words
Vienen
Essence
Existence
Nona Temporada
Nothing Important Happened Today
Nothing Important Happened Today II
Trust No 1
Provenance
Providence
*Jump The Shark
William
Release
The Truth
The Truth II
Filme2: I Want To Believe