Artigo publicado em: 05/29/12 12:03 AM


Balanço do Encontro D30 Séries de TV

Mais um encontro D30 passou, e como sempre tivemos um dia de jogos e diversão. Mais uma vez temos de agradecer ao SESC 913 Sul pelo excelente espaço e aos mestres que tiveram o cuidado de preparar ótimas aventuras.

06Antes de qualquer coisa, queremos ouvir vocês, o que têm achado dos encontros? Para cada vez melhorar, para cada encontro ser mais legal e interessante para todos, precisamos saber a opinião de vocês. O que faltou? O que agradou mais? O que poderia ser modificado? Escrevam nos comentários aqui do site, no Facebook, enfim, vamos movimentar a discussão sobre o que vocês querem ver nos próximos encontros. Não tem dado tempo daquelas nossas discussões ao final, mas vamos fazer isso pela internet pessoal!

A palavra que definiu o 29º Encontro D30 foi diversidade. E quando digo que essa foi a palavra-chave, não quero ser injusto com os outros eventos – e principalmente com outros mestres, não é nada disso – mas percebi que neste, a quantidade de jogos, sistemas e cenários diferentes foi maior que o habitual. Talvez o tema “Séries de TV com atores reais” possa ter colaborado, mas não creio ter sido só isso. Senti que os mestres estavam mais desafiados.

02Foram muitas mesas concorridas dessa vez e, mesmo com outros eventos de jogos e diversões nerds, terem coincidido com o nosso, o pessoal animou e logo às 9h da manhã, já havia pessoas com listinha do que gostaria de participar. Verdade seja dita, o encontro não teve a mesma lotação do último. Será que o lugar ainda não emplacou? São tantas possibilidades que precisamos de vocês para contar o que houve…

Mas apesar do público menor do que o habitual, ainda assim tivemos caras novas no recinto, o que para nós é um prazer enorme! Poder receber novatos, sejam eles novatos no rpg ou não, significa que o nome do evento está se expandindo e quem costuma ir está se divertindo tanto a ponto de chamar seus amigos para comparecer!

01Muitos queriam jogar Vampire de qualquer jeito, assim como outras aventuras como Supernatural, Walking Dead, entre outras. Apesar da desistência de alguns mestres, outros apareceram e no final das contas, havia mais jogadores do que vagas em mesas. O que foi uma pena porque o ML, que não tem a mesma habilidade do Janary, por exemplo, de mestrar para muitas pessoas, deixou faltar vagas na mesa de Game of Thrones. Quem quiser a aventura, confira ela traduzida.

photo-10Nos divertimos bastante, e vimos umas mesas incríveis, como a de Sons of Anarchy pela manhã, e de Star Trek à tarde. Estão de parabéns pela preparação Alan Lee e Flávio Tanaka. Vale ressaltar a crescente participação das mulheres, que a cada encontro são mais numerosas. Tivemos inclusive garotas mestrando Mutantes e Malfeitores no bizarro universo da série Misfits, cortesia da Gabriela Araújo.

Na mesa de Walking Dead, mesmo com zumbis perseguindo os sobreviventes dentro de um presídio, uma corajosa garota arrumou uma moto Harley Davidson, municiou-se com um rifle e adeus para os que não estão comigo! Uma coisa linda de ver… ou imaginar.

photo-2

Mesmo assim sentimos falta de vários amigos sempre presentes, mas que desta vez precisaram passar a bola: os D30s Rafel Thomaz e Thiago Freitas, além das já tradicionais mesas de Gurps do Tiago Hackbarth.

dsc09985Bebeto conduziu a mesa de Battlestar Galactica, utilizando o sistema de Lady Blackbird, e trazendo pra dentro do jogo as Intrigas e Tensão constante de Série. Infelizmente o Cylon infiltrado não foi revelado, mas ficará para a próxima.

Outra menção honrosa que precisa ser publicada foi a mesa do Rafel Filho, que misturou Enterprise+The Office+ House!!! Sim, uma loucura que infelizmente não pode ser realizada. Era uma aventura mais trabalhada para jogadores veteranos, fãs de sci-fi, que demorou a juntar o número necessário e acabou ficando para a próxima.

Não tivemos os tradicionais stands de venda sempre presentes nos últimos encontros, muitos eventos e uma agenda lotada nos fez correr e não tivemos tempo de agendar tudo. Mas tivemos o Atêlie da Memê, com caixinhas e chaveiros para mochilas nas mais variadas opções nerds. Confiram que elas devem voltar!

03

photo-3A mesa de Crepúsculo acabou não ocorrendo por falta de jogadores no horário programado. Infelizmente quando começaram a chegar jogadores o mestre já estava na mesa de Supernatural para Este Corpo Mortal como um dos irmãos Winchester. A aventura teve alguns percalços, mas eles venceram os nerds cultistas.

Além disso, tivemos os produtos D30 à venda com uma super novidade: os d6 personalizados com a logo do D30, que estão disponíveis para venda geral! Agradecemos também à Orgutal, que nos possibilitou sortear o lançamento da Retropunk: Este Corpo Mortal!

dsc09980

Então é isso pessoal, mais um grande evento de RPG em Brasília que divertiu novatos e veteranos. Como falamos no início do post, precisamos da sua colaboração para crescer e melhorar. Entrem em contato por email, site, facebook ou twitter e mandem sua avaliação, sugestão, crítica ou elogio. Só assim a cena RPGística do DF vai prosperar ainda mais!

este post foi escrito por Bebeto, Janary, Mallien e ML

[nggallery id=26]

Sobre ML

M L escreveu 141 posts neste blog.

Gosta de fazer intriga em seus jogos, botar medo nos jogadores, e está sempre à procura do sistema perfeito de RPG.

Comments

  1. De minha parte só tenho a agradecer ao grupo d30 pela acolhida, sobre o sesc sou suspeito para falar, visto que durante anos tive a oportunidade de participar em eventos de rpg pelo interior de SP, conheci algumas das melhores unidades do sesc, especificamente Araraquara e Bauru.

    Achei que a presença de jogadores foi abaixo do que esperava, bem, azar de quem não compareceu, estrutura e localização iguais às do sesc são raras.

    Por fim gostaria de ter participado o dia inteiro, mestraria arquivos x pela manhã e star trek à tarde, mas tive alguns imprevistos e quase nem fui ao evento, portanto considero o balanço altamente positivo.

    1. Oi Flávio! Normalmente o público é um pouco maior. Acho que alguns eventos que aconteceram em paralelo na cidade podem ter afetado um pouquinho. Estamos tendo dificuldade para atrair mestres também, então, sugestões nesse sentido são bem vindas. Obrigada pelos comentários! Esperamos vê-lo novamente nos próximos encontros!!! Miau!

      1. Havia me esquecido disso, houve o kodama e o come joga do brasília heavy games, tudo junto no mesmo dia realmente causa uma grande dispersão.

        1. Quase me esqueci.

          Arigato gozaimassu ona nekko.

  2. Eu tive uma impressão muito boa do encontro. Não sei de que origem, mas eu estava esperando uma coisa mais formal. O clima descontraído certamente foi uma surpresa. Pude conversar com várias pessoas sobre RPG e jogos de tabuleiro. Gostei disso. No entanto, pode ser que “tive sorte”. Pensei que, para que outros tivessem a mesma oportunidade, acho que seria interessante ter um espaço reservado para essas trocas de idéias e afins. Nem sempre há mesas quem interessam a todos, algumas mesas acabam logo ou começam tarde, criando um lapso que poderia ser preenchido com interação entre os participantes… um encontro é feito para trocas, não? Enfim, penso que seria positivo se houvesse um espaço aberto simplesmente para as pessoas chegarem e conversarem. Apesar disso, a mera informalidade e descontração do evento podem ser suficientes para isso. Não sei como tal serviu para outros. Para mim funcionou. =D.

    1. Oi Daniel! Que bom que você gostou do encontro! Realmente espero que você passe a participar do nosso grupo e venha sempre aos nossos encontros. Acaba virando um grupo quase fixo de pessoas que vão ao encontro com o tempo, com alguns acréscimos a cada encontro. Achamos a ideia do espaço aberto muito interessante, realmente é uma necessidade comum das pessoas. Muita gente vai ao evento para conversar mesmo. Vamos pensar sobre isso para ver como podemos colocar já no próximo! Miau!

      1. Obrigado pelas palavras amistosas, Menina-gato! Também espero encontrar no grupo algo fixo. :).

  3. O evento foi ótimo, tinha uma grande variedade de mesas! Quanto ao local, acho que é um bom local, bem amplo. Em relação ao público, não foi grande, devido creio eu aos eventos paralelos no dia do evento. No horário do almoço, para aqueles que ficam o dia inteiro lá, não houve a abertura da lanchonete (como ocorrerá no evento anterior), o que atrapalha um pouco, pois se você não tiver o número gravado no celular, ou 3G em um bom celular ou IPAD ou notebook ou carro para ir até um comércio, se não tem uma opção de saída como nós tínhamos no antigo local.

    1. Oi Henrique! Que bom que você veio novamente! Vc buscou o seu dado? Quer manter reservado? Concordo contigo que a questão da comida complicou um pouco. A gente tinha feito uma lista junto com o Luis da Orgutal de lugares que entregam. Vou ver se resgato isso para colar na parede. Sobre a lanchonete, realmente fez falta mesmo, vamos falar com o Sesc, obrigada por mencionar. Miau!

      1. Oi Menina-Gato! Ainda não busquei, quero manter resevado sim! Como busco? Será muito bom em caso de falta da lanchonete, essa lista. Não há de que!

  4. O encontro foi muito bom. Mas realmente nos faltou um pouco de coordenação entre as mesas que começam e as que terminam, e é uma coisa que estamos solucionando para os próximos encontros. Quanto ao número de jogadores, acredito ter sido isso mesmo, muitos eventos no mesmo dia dispersam o pessoal que sempre quer participar de tudo hehehehe. Bom, agradeço a todos que compareceram e peço que continuem indo e ampliando o cenário RPGístico em Brasília!

    1. Author

      quero saber é, por que algumas pessoas que vão, não foram??? 🙂

        1. Acho que um dos motivos pelo baixo público, foi os outros eventos paralelos. Acho que a falta de coordenação foi uma caso isolado, devido ao baixo público, o que não gerava o número mínimo exigido pela aventura.

  5. Acho que por ser algo familiar podiamos ver quantas pessoas estariam interessadas se fizessemos um almoço para vender, ou se fizemos derepente um almoço comunitário. O fogo do local é não termos fogão para isso. Outra hipotese e vermos se conseguimos fechar parcerias com lanchonetes ou alguem para vender marmita. Bem que podia ser com aquele site de lasanha que vc é a Bia me recomendaram, já pensou?

  6. Assim que soube do tema do Encontro, fiz a maior lista possível de séries e seriados para poder escolher meu favorito dentre as que dariam um bom jogo (o que excluiu logo de cara Dois Homens e Meio, apesar de eu adorá-la).
    Como percebi semelhanças entre Jornada nas Estrelas, The Office e Dr. House (trabalho em equipe, ambientes corporativos, etc), resolvi aceitar o desafio de criar um amálgama jogável de seus universos e personagens.
    Com quinze dias restantes para o evento, eu me desafiei a produzir dois episódios-piloto para a nova série e a descobrir o sistema de jogo mais adequado para investigações médicas e picuinhas do mundo corporativo, sem esquecer as tradições trekkers.
    Foi uma pena não ter encontrado “atores” suficientes para todos os papéis, mas a série será depositada nos arquivos da http://www.garagemRPG.com.br à espera de um momento mais propício.

  7. De qualquer forma, o saldo foi positivo: além do novo jogo desenvolvido, pude experimentar alguns jogos de tabuleiro enquanto esperava por mais jogadores, tive conversas muito interessantes sobre os mais diversos jogos (eletrônicos e de mesa) e sobre criação de jogos, além de encontrar um potencial jogador para nosso grupo fixo de RPG e jogos de tabuleiro.

  8. Tive uma ótima impressão,aliás o D30 é sempre impecável,vocês estão de parabéns ! A equipe fez um ótimo trabalho e o espaço era fantástico. Pena que não consegui narrar Buffy The Vampire Slayer,tive uns problemas na faculdade e infelizmente não deu pra comparecer pela manhã,mesmo assim tentei mestrar de tarde mas haviam poucos jogadores ou não se interessaram mesmo,rsrsrs,mas foi tranquilo acabei arranjando uma mesa pra jogar e me diverti bastante. (=

  9. Uma sugestão:

    Considerando que o tema do encontro é muito legal e permite tantas possibilidades, por que não repetí-lo no próimo encontro?

    Além disso houve uma sensível diminuição do público devido aos eventos paralelos do dia 26/05.

Leave a Comment