# 40 PODCAST D30 – Tormenta RPG

Tormenta é o cenário de RPG mais jogado e conhecido do Brasil, e isso é um fato! O cenário não é unânime, muita gente critica ou ama, mas não é esse o ponto que vamos abordar nessa edição do nosso Podcast D30. Não vamos discutir um gosto pessoal, mas sim, falar sobre as ideias mais legais que surgiram nesses 19 anos do lançamento oficial do primeiro módulo básico do jogo.

Para quem não sabe, a história de Tormenta é completamente atrelada à antiga revista Dragão Brasil, pois foi lá que os autores começaram a apresentar personagens, aventuras e ideias que posteriormente seriam compilados em um cenário próprio. Nos idos da década de 1990, o material era praticamente uma transcrição de suas experiências de jogo que se transformava em conteúdo para a revista em vários formatos (AD&D, 3D&T, D&D3, GURPS e até o Mundo das Trevas tinha vez na adaptação da revista).

O sucesso veio de forma inesperada e não parou mais. Depois disso, uma serie de conteúdos foram ganhando vida para saciar a fome dos ávidos leitores, como revistas em quadrinhos, literatura, miniaturas e até um game. Mas nós também não vamos abordar a questão histórica de Tormenta. Nosso objetivo foi sentar entre bons amigos, falar sobre nossas experiências com o cenário, e apresentar ideias legais para sua mesa de jogo. Então se aproxime mais e aproveite esse bate papo entre Eugênio Cavalcante, Marcello Larcher, Rafael Thomaz, Thiago Freitas e eu, Janary Damacena.

E ATENÇÃO: Não esqueça que seu comentário é fundamental para sabermos o que está indo bem, o que desagrada, temas futuros, sugestões e afins. Então, deixe seu recado aqui no site ou envie pelo nosso Facebook, ou ainda pelo e-mail d30rpg@gmail.com

Para download clique com o botão direito do mouse e a opção “salvar como” em um dos seguintes links: MP3ZIP. Para acrescentar nosso podcast no I-tunes é só seguir esse endereço.

 

| Open Player in New Window

Um pouco do que a gente falou no podcast:

Dragão Brasil

Tormenta

Editora Jambô

Nosso outro Podcast sobre Tormenta, com Guilherme Svaldi, da Jambo:

Tormenta – Podcast D30RPG no ar!

 

 

 

Sobre Janary Damacena

Janary Damacena escreveu 74 posts neste blog.

Sempre interessado em narrações fantásticas e de horror, apreciador de boa interpretação e defensor da regra de ouro.

Comments

  1. A cidade de Triunfus eu curto muito, a Valkaria ser a deusa da ambição e da humanidade eu também curto.

    Mas muitas outras coisas de Tormenta não gosto muito não. Respeito muito o Caldela e quero ler coisas dele uma dia, mas o sistema hoje não me interessa não. Jogaria se convidado e se tivesse tempo, com certeza. Mas dizem que na prática tem tanta raça diferente e combos desequilibrados que fica um pouco forçado de jogar…

Leave a Comment