Encontro D30 Digital: Legado – Uma homenagem ao Tiago Rolim

Atenção RPGistas!

Esta é a primeira chamada para o novo encontro de RPG online organizado pelo D30, será dia 27 de junho! Após retomarmos nossas atividades em 2021 com a realização do nosso 1º encontro online e com gravação de podcasts, inclusive sobre essa experiência, sofremos um baque muito grande com o falecimento do nosso amigo Tiago Rolim, membro da organização do D30.

Depois de algum tempo necessário para todos nós processarmos esse acontecimento, decidimos que para o próximo evento não existiria data nem temas melhores para seguirmos: o encontro será realizado no dia do aniversário do Tiago e o tema é LEGADO.

Como vai funcionar?

Conforme fizemos no encontro anterior (e deu certo), vamos cadastrar tanto os mestres quanto os jogadores antes do evento. Esse cadastro é necessário para que você, jogador, saiba antecipadamente que plataforma / programa / app precisa ter disponível para que na hora do jogo seja mais fácil rolar dados virtuais e ninguém precise esperar nem configurar nada. Os mestres estarão com tudo pronto, apenas aguardando por vocês, então é importante observar quais os requisitos da mesa em que você quer jogar e testar tudo com antecedência.

Inscrição dos jogadores – > AQUI  

Você deve colocar uma ordem de preferência entre as mesas, lembrando que há mesas de manhã, à tarde, e  à noite. Caso o número de jogadores ultrapasse o número de vagas, elas serão sorteadas respeitando essa ordem de preferência: 1 (um) é a mesa que você mais quer! 

Nesse primeiro turno de escolhas, vamos inscrever um jogador em apenas uma mesa, depois vamos ter novas rodadas em que você pode escolher uma segunda mesa, e talvez até uma terceira!

Recomendamos aos jogadores que leiam nosso artigo e escutem nosso podcast sobre como ter a melhor atitude nas mesas de RPG.

É isso, vamos celebrar o Tiago Rolim com duas de suas paixões, o RPG e os amigos! Vamos fazer desse encontro uma linda homenagem!

Encontro D30 – Legado
Local: Discord
Data: 27 de junho de 2021
Horário: das 9h às 22h
Participação gratuita

MESAS

MANHÃ

Mestre: Rodrigo Oliveira
Horário: 10h – 13h
Jogadores: 2 – 5 
Sistema: Numa
Cenário: Numa
Plataforma: Roll 20
Canal de Áudio e Vídeo: Discord

A Katana Sagrada
Os Samurai são enviados em uma missão, em busca de uma katana lendária que será empunhada pelo imperador para pôr fim à guerra contra os répteis, mas o caminho é perigoso e os inimigos são implacáveis.

Mestre: Volnei Freitas
Horário: 10h – 13h
Jogadores: 2 – 5
Sistema: Nobilis
Cenário: Dias atuais  
Plataforma: Discord
Canal de Áudio e Vídeo: Discord e Zoom

Raízes da Dissonância
Os adeptos das hostes de Odin somem sob o olhar que tudo perscruta, silenciando o grasnado de Hugin e Munin. Âncoras para a batalha pela Criação, aqueles cujas graças de seus Nobilis espalha ao mundo, formam o exército que perde suas fileiras, enquanto Ratatoskr espalha murmúrios por Yggdrasil, que quedam as vozes em todo o Santuário Asgardiano e reacendem antigas memórias em Mulpelheim e Jotunheim.  
“Não é o momento! Preparai-vos para que o Ragnoarök não se lance sobre esse mundo em construção!” – afirma Odin, enquanto reúne os deuses mais poderosos para defender o Santuário… e um grupo com poderes soberanos específicos para consultar as nornes e descobrir o que corrói as bases de seu exército.
Sessão que homenageia Tiago Rolim, irmão minduim e fundador da Green Peanuts Tavern, cuja inspiração e criatividade apresentaram-me esse RPG fabuloso, de narrativa plena e poética sem fim.

Mestre: Ricardo Mallen
Horário: 10h – 13h
Jogadores: 3 – 4
Sistema: Alice is Missing
Cenário: Silent Falls – Norte da California
Plataforma: Discord
Canal de Áudio e Vídeo: Discord

O que aconteceu com Alice Briarwood
ALICE IS MISSING é um jogo de RPG silencioso sobre o desaparecimento de Alice Briarwood, uma estudante do segundo ano na pacata cidade de Silent Falls, no norte da Califórnia. Durante o jogo, os jogadores usaram o Discord para enviar mensagens de texto uns aos outros enquanto descobrem pistas sobre o que aconteceu com Alice.
Um pouco sobre a mecânica pois se trata de uma RPG Silencioso: O jogo é executado em uma única sessão de duas a três horas. Não existe um mestre de jogo formal, então as regras serão explicadas durante a criação dos personagens. Nos primeiros 45 minutos, os jogadores criam seus personagens, seus relacionamentos com Alice e seus laços entre si, além de estabelecer linhas e limites (x-card like) que devem ser evitados em jogo. Os próximos 90 minutos seguem as conversas de mensagens de texto dos personagens enquanto eles descobrem o destino de Alice. O jogo por se tratar de um desaparecimento onde o mistério será solucionado apenas na partida pode ser uma experiência meio densa e muito imersiva.
OBS: Devido o jogo não ter tradução para português, é bom ter um conhecimento básico de Inglês por causa de algumas cartas entregues, porém caso seja necessário algum apoio na tradução das cartas durante o jogo eu irei apoiá-lo.

Mestre: Maria Ansarah
Horário: 10h – 13h
Jogadores: 2 – 5
Sistema: Monstro da Semana, PBTA
Cenário: Cidade fictícia de São João da Capivara
Plataforma: Roll 20
Canal de Áudio e Vídeo: Discord

O Mistério de  São João da Capivara
Numa aparentemente pacata cidade uma certa família chama atenção dos caçadores. Conforme os caçadores de mistério vão investigando, segredos se revelam, mostrando as raízes profundas dos Abreu pela cidade.

Mestre: Marcello Larcher
Horário: 10h – 13h
Jogadores: 2 – 5 
Sistema: Unknown Armies 3
Cenário: Occult Underground
Plataforma: Discord
Canal de Áudio e Vídeo: Discord

Eu Vou Voar para o Céu
O que pode dar errado quando terroristas sequestram um avião em pleno vôo com você dentro? Bem, foi isso que aconteceu com o Vôo 333, e agora você não sabe mais se vai chegar a algum lugar, mas com certeza vai ter um encontro marcado com o Destino. 

TARDE

Mestre: Iole
Horário: 14h – 17h
Jogadores: 2 – 5
Sistema: D&D 5e
Cenário: Ravenloft
Plataforma: Roll 20
Canal de Áudio e Vídeo: Discord

A Casa da Morte
Vocês viajam pela noite gelada e silenciosa, quando a névoa começa a surgir obscurecendo a visão de todos…

Mestre: Krizzor
Horário: 14h – 17h
Jogadores: 4
Sistema: Tormenta20
Cenário: Tormenta
Plataforma: Roll20
Canal de Áudio e Vídeo: Discord

A Reliquia dos Hardglass
Poucos são os que conseguiram sobreviver à tragédia de Tyrondir. Não se sabe ao certo o que aconteceu, apenas que os céus ficaram iluminados por dias e depois veio o grande estrondo que pôde ser ouvido por todo o Reinado. Depois de tais eventos o povo goblinóide se apossou de terras ao norte de Arton, levando caos por onde passavam.
Dizem que Nimb rola os dados para decidir o destino de cada um e é o que dizem que aconteceu com o Duque Biggon Hardglass. Ele sobreviveu à grande explosão e veio em fuga para Deheon. Este nobre, único sobrevivente da linhagem dos Hardglass, deixou para trás uma importante relíquia de sua família e está em busca de fazer jus ao legado de seu brasão, organizando uma expedição para reavê-la.
Por isso um grupo de aventureiros foi contratado para adentrar às Ruínas de Tyrondir e enfrentar seus perigos mortais em busca desta relíquia de família que poderia servir de grande ajuda numa ofensiva contra esse povo goblinóide!
Não muito longe dali, um acampamento duyshidak se prepara para partir rumo ao norte. Um orc levanta cedo e faz uma prece em silêncio. Olha em direção à sua antiga terra e concebe que o legado deixado por seu líder é a sua maior jornada.
Então jovens aventureiros? Estão dispostos a embarcar nessa viagem rumo ao caos em busca do maior dos tesouros?

Mestre: Andre Nunez
Horário: 14h – 17h
Jogadores: 3 – 6
Sistema: Pathfinder 2e
Cenário: Golarion
Plataforma: Foundry VTT
Canal de Áudio e Vídeo: Discord

Recompensa: Pescaria em Anthusis
O Torneio Escamas Prateadas convoca cidadãos e aventureiros para participar de uma competição para pegar a truta prateada.  Este ano, um par de gêmeos rivais e alguns perigos inesperados garantem que o evento seja um que o povo de Anthusis não esquecerá tão cedo.
Obs: Esta aventura faz parte do Jogo Organizado da Sociedade Pathfinder. Sinta-se livre para trazer seu personagem pronto, caso queira. A aventura é de nível 1.

Mestre: Luiz Alface
Horário: 14h – 17h
Jogadores: 2 – 5
Sistema: Fate
Cenário: Next
Plataforma: Foundry Vtt
Canal de Áudio e Vídeo: Discord

A Pedra Debulhadora
Era uma vez um tempo em que você pegava a estrada menos percorrida em um bosque amarelo; em que você saía do metrô na estação Carvalho & Cinzas; em que você fazia um desejo a uma estrela cadente. Você acordou para um mundo de magias e maravilhas e descobriu algo sobre você que nunca passou pela sua mente: você era um herói. Então você bebeu do Poço do Despertar e se viu de volta em sua própria cama.
Você mal se lembra dessas aventuras. Elas eram sonhos; ou, mesmo que você acredite do fundo do seu coração que elas eram reais, isso importa? Você tem um emprego agora, e as pessoas estão contando com você. Você não é um herói de verdade, no fim das contas.
Então, por que, depois de todos esses anos, você está ouvindo o som da trombeta de guerra novamente?

Mestre: Arthur Colombo
Horário: 14h – 17h
Jogadores: 2 – 5
Sistema: Rogue Trader
Cenário: Warhammer 40.000
Plataforma: DIscord
Canal de Áudio e Vídeo: Discord ou Jitsi

Diplomacia Severan
Aos olhos do Imperium, o Domínio Severan não passa de um grupo de idiotas poderosos que desejam adiar o fim da humanidade. Para os que fazem parte do Domínio, o Imperium há eras não passa de uma tirania burra e incompetente que só se mantém em pé por conta do próprio tamanho.
Pelo seu tamanho e falta de recursos comparado àqueles que querem seu fim, a principal estratégia de sobrevivência é evitar batalhas e, caso isso não seja possível, adiá-las o máximo para estar o mais preparado possível.
A notícia de que um capítulo de Space Marines está a caminho para “dar um jeito nos traidores” acendeu todos os alertas da hierarquia do Domínio. Os jogadores atuarão como os principais diplomatas, buscando qualquer alternativa para evitar um confronto que, caso ocorra, será um banho de sangue.

Mestre: Carlos Adão
Horário: 14h – 17h
Jogadores: 2 – 3 
Sistema: The Sword, The Crown, and The Unspeakable Power
Cenário: A Ilha da Ordem Regente dos Cavaleiros
Plataforma: Roll20
Canal de Áudio e Vídeo: Discord

O Cálice da Herança
A Ordem Regente de Cavaleiros deixou a Ilha para lutar mais uma de suas guerras intermináveis em nome da fé. O regente atual é fraco, covarde, indeciso e instável. O perigo aproxima-se, vindo das águas do leste e do sul. Existe pouca ou nenhuma esperança de reforço ou ajuda do continente. Dois pilares mantêm a Ilha: a Fé e a Espada. Serão o suficiente?
The Sword, The Crown, and The Unspeakable Power é um jogo PbtA sobre fantasia política  para emular histórias ao estilo Game of Thrones. Os jogadores terão de lidar com os desafios de manter a ordem e a estabilidade em uma ilha cercada de inimigos.

Mestre: Brunno Fagundes
Horário: 14h – 17h
Jogadores: 2 – 5
Sistema: Savage Worlds
Cenário: Winter Eternal
Plataforma: Fantasy Grounds Unity
Canal de Áudio e Vídeo: Discord

Ruina Congelada
Após a destruição do Sol, marcado pelo Grande Cataclisma, as antigas cidades viraram grandes sítios arqueológicos onde se encontram artefatos da antiga civilização e pode-se entender os conhecimentos há muito perdidos.
Um grande amigo de vocês, Milor, o gnomo, entusiasta acerca da história da civilização, os contratou para fazer a segurança da expedição. Vocês partiram, e acamparam a poucos metros das ruínas. Mas  na manhã da tão sonhada expedição, Milor sumiu. Sendo pouco usual da parte de seu amigo, o que vocês experientes da Vastidão irão fazer?

Mestre: Flashy
Horário: 14h – 17h
Jogadores: 2 – 4
Sistema: Demigods PBTA
Cenário: Londres 2010
Plataforma: Discord
Canal de Áudio e Vídeo: Discord

Protegendo suas raízes
Um grupo incomum, trabalhando para além da influência do destino sob pedidos de deuses, precisa decidir qual caminho seguir quando o trono do panteão parece prestes a mudar e ambos os possíveis sucessores pedem por ajuda.

Mestre: Stifa
Horário: 14h – 17h
Jogadores: 2 – 5
Sistema: Kingdom of Nothing
Cenário: Brasília Contemporânea
Plataforma: Discord
Canal de Áudio e Vídeo: Discord

Eternos
Esquecidos pela sociedade, marginalizados e com poucas lembranças de suas vidas anteriores, as personagens precisam encontrar um amigo que desapareceu. Seus segredos e lembranças latentes parecem ser a chave para descobrir o paradeiro de James ou Jamelão, como era conhecido. A vida nas ruas é dura, mas o companheirismo e lealdade é a guia moral que levará as jogadoras pelas ruas de Brasília. Em Kingdom of Nothing as personagens são pessoas em situação de rua, que lutam contra o esquecimento e para recuperar as memórias de sua vida anterior, incluindo amigos e família há muito distantes.

Mestre: Gabriel “Bardo” Lopes
Horário: 14h – 17h
Jogadores: 2 – 5
Sistema: Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros
Cenário: Espada e Feitiçaria
Plataforma: Roll20
Canal de Áudio e Vídeo: Discord
 
A Cabeça do Alce
Você encarna aventureiros em uma legítima aventura OSR. Venha desvendar os segredos do Vale da Cabeça do Alce e sentir-se desafiado pelos perigos de toda má sorte de uma antiguidade obscura.
 

NOITE

Mestre: Capella
Horário: 18h – 22h
Jogadores: 2 – 5
Sistema: Kult Divinity Lost
Cenário: Brasília anos 80
Plataforma: Discord
Canal de Áudio e Vídeo: Discord

Memento Mori: Ubi sunt qui ante nos fuerunt?
“Cada um de nós é seu próprio demônio e faz deste mundo um inferno.” – Oscar Wilde. 
O mundo mudou, mas e quanto a nós? Um ano após o fim da ditadura militar no Brasil, Brasília a capital do país enfrenta um dilema: O que fazer com essa tal liberdade? Somos de fato livres, ou os fios do destino apenas mudaram de mãos? Esses questionamentos embalam a geração dos 80’s na capital do Brasil que são canalizadas pelos simples acordes de guitarra e as palavras aspergidas na multidão dos shows de rock, quase como água benta em uma missa, vários grupos têm surgido na Capital Federal, dentre elas Irene, formada por três jovens e que parecem materializar a revolta desta geração… 
Em meio a essa reformulação do significado de liberdade algumas pessoas têm ultrapassado limites em busca da experimentação, e não é incomum que durante as gigs* ocorram excessos, contudo nada grave. Entretanto na última gig realizada no Conic algumas pessoas relataram ter uma bad trip** com o consumo de uma nova droga sintética. Nesta noite, durante o intervalo entre uma apresentação e outra, um grupo de jovens verificou que Estevão, um dos seus, havia sumido sem deixar rastros. Quais os fatos levaram ao sumiço daquele jovem numa noite de diversão?
*shows de rock underground.
** experiência horripilante mental e/ou física através do consumo de drogas.

Mestre: Lucas Rolim
Horário: 18h – 22h
Jogadores: 2 – 5
Sistema: DCC RPG
Cenário: Fantasia medieval surreal
Plataforma: Discord
Canal de Áudio e Vídeo: Discord

O Último Festejo em Swanfell
O Rei-Pássaro chegou ao meio dia do último equinócio e desde então a cidadela de Swanfell não foi a mesma. Todos que encaravam seus olhos enlouqueciam e a esquizofrenia coletiva permitiu que o tecido da realidade se rasgasse. O Santo Maverick, a lebre cruel, age como um pastor de ovelhas, separando quais cidadãos devem viver e quais receberão a honra de serem devorados pelo Rei-Pássaro, juntando-se (após a digestão) ao séquito de homens-fezes que um dia herdará o mundo.
Uns poucos cidadãos ainda ilesos e abrigados no centro de tudo isso tentam escapar de Swanfell mantendo sua sanidade intacta. Conseguirão eles escaparem de seus desvairados vizinhos e amigos evitando também as bestas que brotam de suas mentes enlouquecidas?

Mestre: Lolla Soulsa
Horário: 18h – 22h
Jogadores: 2 – 5
Sistema: Call of Cthulhu 7e
Cenário: Minas Gerais, 1979
Plataforma: Discord
Canal de Áudio e Vídeo: Discord

Até a Inexistência 
Brasil, 1975, cidade de Pedra Esperança, Minas Gerais. No ano de 1975, ocorreu aos arredores da pequena cidade um evento inexplicado que causou um alvoroço na mídia a nível nacional por meses. Quatro anos após o tal incidente misterioso, durante a gravação de uma reportagem sobre o ocorrido, uma pequena série de acontecimentos insólitos chamaram a atenção do exército brasileiro e de alguns curiosos que se dirigiram ao local, a fim de obter respostas sobre os mistérios por trás da pequena, e quase desaparecida cidade de Pedra Esperança!

Mestre: Stephanie Braz
Horário: 18h – 22h
Jogadores: 3 – 6
Sistema: Savage Worlds
Cenário: Brasil, 1950
Plataforma: Discord
Canal de Áudio e Vídeo: Discord

As três princesas turcas
Oxi vó, tu acredita que ela apareceu de barriga na feira?
Tava meio cedo, então ela não tava com cara nem jeito de prenha, mas quando a gente sabe, sabe né. 
Eu fiz o que pude, passei os chás pra resolver a situação, mas ela não tava muito segura né. Hoje vai ser nossa última noite aqui, pega a visão, consegui o vinho, o cachimbo e vamos fazer a fogueira! Uma despedida daquelas!

Mestre: Chico
Horário: 18h – 22h
Jogadores: 2 – 5
Sistema: Tiny Wasteland/Tiny Dungeon
Cenário: Brasil fantástico pós-apocalíptico
Plataforma: Telegram ou Discord
Canal de Áudio e Vídeo: Jitsi Meet

Elfo sai, Orc fica
Na periferia de um Distrito Federal distópico, personagens de diferentes backgrounds tem que se unir contra nova investida das forças retrógradas que ameaçam as comunidades onde vivem. 
Obs: levemente inspirado no filme ‘Branco Sai, Preto Fica’ com pitadas de ‘Bright’. 

Sobre Camila Reinehr

Camila Reinehr escreveu 7 posts neste blog.

Leave a Comment