Masmorra

78º Encontro D30: Masmorra!

Masmorra. Uma palavra, vários significados e, porém, nenhum deles indica algo “bom”. No contexto histórico, uma masmorra era um tipo cômodos escuros e lúgubres, sem a luz do sol, normalmente situada em pisos inferiores de castelos e que tinha como função deter prisioneiros, muitas vezes por longos períodos. No sentido figurado, uma masmorra é um lugar sombrio e triste onde se vive recluso e evitando o contato com o mundo exterior. Masmorra é um substantivo feminino que tem entre seus sinônimos, palavras como calabouço, prisão, cárcere, ergástulo, enxovia…

E por isso que nós escolhemos essa palavra como tema deste 78º Encontro D30! Então venha jogar RPG conosco e apresentar sua adaptação ou sistema. O evento será no dia 28/04 (domingo) das 09h30 às 18h30 de forma presencial no SESC 504 sul em Brasília/DF.

No sentido do RPG, uma masmorra pode ter incontáveis formatos, finalidades e estilos de construção perigosa, antiga, secreta, esquecida ou abrigo. É também um lugar onde pode e deve haver promessa de recompensa, pois, para se aventurar por recônditos obscuros é preciso uma motivação, mesmo que seja a experiência de um momento. Mas claro, melhor que seja acompanhada de tesouros, joias, conhecimento e artefatos fabulosos!

Essa ideia veio a se solidificar no imaginário das pessoas por conta do primeiro jogo do gênero: Dungeons and Dragons, que neste ano completa 50 anos (e deixará de ser publicado em português pela 5ª ou 6ª vez) e é uma de nossas inspirações mais fortes para este evento!

Mestres já podem se inscrever por esse link e jogadores não precisam se inscrever.

A gente sempre lembra que o tema é um desafio e que não precisa ser seguido se você não quiser. Mas é uma boa oportunidade de refletir sobre sua mesa e tentar inovar.

Recomendamos aos mestres que leiam esse post sobre aventuras em dias de eventos, as dicas do Valberto para estruturar sua aventura, e nosso podcast com dicas para mestrar em encontros. E aos jogadores que leiam nosso artigo e escutem nosso podcast sobre como ter a melhor atitude nas mesas de RPG!

Participe do nosso grupo no Whastapp.

78º Encontro D30: Masmorra
Onde: SESC 504 Sul
Quando: domingo (28/04) das 9h30 às 18h30.
Como: gratuito!

Sobre Janary Damacena

Janary Damacena escreveu 164 posts neste blog.

Sempre interessado em narrações fantásticas e de horror, apreciador de boa interpretação e defensor da regra de ouro.

Leave a Comment