# 46 PODCAST D30 – Usando Tech em seus jogos

Como grande parte das palavras que usamos, tecnologia vem do grego e seu conceito significa o conhecimento técnico e científico e a aplicação deste conhecimento no aperfeiçoamento de ferramentas, processos e materiais para facilitar nossa vida. Só que quando olhamos para todos os avanços da tecnologia, percebemos seu impacto irreversível na sociedade, seja na vida real ou na ficção. E é este o ponto onde eu queria chegar!

Eu sei que a gente fala muito de fantasia medieval e principalmente de D&D, mas nesse podcast focamos as em dicas para tecnologias dentro do jogo, ou seja, como elemento narrativo! Com isso, quero dizer que vamos falar das nossas experiências em jogos de ficção científica, alguns games, séries, filmes e literatura para apresentar formas de abordar tecnologias avançadas e como introduzir as “techs” em seus jogos.

Para isso acompanhe Marcello Larcher, Gene Cavalcante, Ricardo Mallen e eu – Janary Damacena, nessa viagem pela matrix afim de trazer as dicas mais maneiras para sua mesa de jogo!

 

| Open Player in New Window

E ATENÇÃO: Não esqueça que seu comentário é fundamental para sabermos o que está indo bem, o que desagrada, temas futuros, sugestões e afins. Então, deixe seu recado aqui no site ou envie pelo nosso Facebook, ou ainda pelo e-mail d30rpg@gmail.com. Também temos um grupo de whatsappaqui está o link, mas pode usar o código QR ali do lado.

Para download clique com o botão direito do mouse e a opção “salvar como” em um dos seguintes links: MP3ZIP. Para acrescentar nosso podcast no I-tunes é só seguir esse endereço.

Um pouco do que a gente falou no podcast:

3:16 Carnificina nas Estrelas

Abismo Infinito

Battlestar Galactica

Cyberpunk 2077

Fading Suns

Farscape

Flash Gorden Savage World

A Guerra do Velho

Gurps Viagem Espacial

Hackerman

Interface Zero

Leviatã Desperta

Mass Effect

Nebula RPG

Nova RPG

PBS Space Time

Shadowrun 5e

Space Dragon

Space Opera x Star Fantasy

Spelljammer

Star Trek Adventures

Star Wars RPG

The Expanse

Transhuman Space

Traveller

Trinity RPG

UED – Você é a Resistência

 

 

Sobre Janary Damacena

Janary Damacena escreveu 103 posts neste blog.

Sempre interessado em narrações fantásticas e de horror, apreciador de boa interpretação e defensor da regra de ouro.

Comments

  1. Olá! Me chamo Daniel Daltro e apesar de ouvir os programas sempre que posso (principalmente a caminho do trabalho). Apesar de sempre achar as conversas bacanas, nunca entrei em contato com vocês, mas por falta de tempo mesmo. Hoje fiquei boquiaberto quando ouvi as palavras “A-NAVE-ESPACIAL-TRAVELLER” novamente. Foi meu primeiro contato com o mundo de RPG. Minha mãe me presenteou quando eu tinha uns 12 anos (hoje tenho 34) pensando que era um livro/romance espacial sobre o universo star wars. Que bom que não era bem assim hahaha. Voltei a jogar RPG fazem uns 5 meses, graças ao bendito roll20 e sempre jogos com base nas regras do d&d 5e. Esse episódio sobre tech me fez despertar muita coisa boa que estava adormecido em mim. Sabem aquela expressão que dizem que sua vida toda se passa em sua mente em um segundo? Foi assim. As horas infinitas que sozinho passei imerso nos planetas, galáxias, encontros e batalhas de Starship Traveller vieram em minha mente, como imagens se saltando vindas diretamente do Vazio Seltsiano. E todo o resto veio junto! A imagem da contracapa de GURPS Viagem Espacial, com todas aquelas tabelas de cálculos e conversões, parsecs e medidas… tudo veio à tona.
    Enfim… só tenho a agradecer por terem despertado em mim essas lembranças. Talvez com sorte eu consiga convencer meus amigos a sairem um pouco de Abeir Toril.

    1. Saiu desconexo o começo! Falha na edição! xD

    2. Oi Daniel! É difícil falar da emoção que sentimos aqui ao ler um relato como o seu, cheio de paixão em cada palavra de recordação… manter o site, o podcast e tudo que envolve o d30 dá um grande trabalho, mas ao ler um relato como o seu sabemos que estamos fazendo tudo certo e nos dá mais ânimo de continuar nessa produção! Temos uma coisa em comum: minha mãe me presenteou com o livro da Nave Espacial Traveller quando ele foi lançado, e eu tb passei muitas horas e dias viajando à bordo da nave. Joguei tanto sozinho quanto em grupo e foram experiências incríveis. Ainda hoje guardo com muito carinho esse livro. Não lembro se comentamos no podcast, mas esse livro foi agrupado aos demais da coleção scifi lançado na Inglaterra com o novo sistema “Advanced”. É muito legal para quem curte o cenário ou gosta de um jogo mais old school. Bem, é super legal saber que voltou a jogar RPG e que acompanha nosso podcast. Estamos sempre abertos à sugestões, críticas e opiniões, então sinta-se à vontade para sempre comentar por aqui ou nas nossas redes sociais. Quem sabe qualquer dia desses a gente não jogue uma partida dessa pelo roll20??
      Grande abraço!

  2. Oi, já que mencionaram por alto fantasia espacial também, tem um RPG em financiamento coletivo muito bom. É Planteta Dungeon, um suplemento para Dungeon World

    https://www.catarse.me/anpd

  3. Gostei demais do podcast! Vamos agitar esse Numenera!!! Achar cifras e lidar com a Numenera e seus mistérios e sua ligação com as outras nove gerações!! +PAx…

    1. Tiago acredita que ainda não tive oportunidade de jogar Numenera??? Estou ansioso aguardando um mestre gente boa me convidar hehehehehehe

Leave a Comment