Mesas Mitológicas do Encontro D30

Já estamos naquela época de saber quais as mesas do próximo encontro D30! E o tema escolhido foi Mitologia, siga esse link que temos muitas dicas e inspirações para você, da antiguidade ao sci-fi.

O Encontro D30 será no domingo, dia 10 de junho. Mais uma vez no Sesc da 504 Sul, a partir das 10h até as 18h.

Já acabou a inscrição para mestres, mas é possível aparecer lá e tentar juntar uma mesa de última hora. Já os jogadores, não precisam de inscrição, basta chegar e se apresentar ao pessoal que organiza as mesas. Como sempre, o tema é apenas um desafio, e claro que você pode levar uma aventura que não tem nada a ver com a sugestão…

Recomendamos aos mestres que leiam esse post sobre aventuras em dias de eventos, as dicas do Valberto para estruturar sua aventura, e nosso podcast com dicas para mestrar em encontros. E aos jogadores que leiam nosso artigo e escutem nosso podcast sobre como ter a melhor atitude nas mesas de RPG!

atualizado dia 08 de junho às 17h50

53° Encontro D30 – Mitologia – no Sesc DF
Tema: Mitologia
Local: Sesc da 504 Sul
Data: 10 de junho de 2018.
Horário: das 10 às 18 horas

Fakebook

MANHÃ

Mestre:  Zé Marcelo
Horário: 10h-14h
Jogadores: 3 – 6
Sistema: Marvel Heroic Roleplaying
Cenário: Marvel NOW!

A Tiara de Marduk
Das ruas de New York aos desertos do Irã, os maiores heróis do Universo Marvel se reúnem para impedir que um artefato da mitologia babilônica caia nas mãos de perigosos inimigos.

Mestre:  Vôlnei
Horário: 10h-14h
Jogadores: 3 – 5
Sistema: A Bandeira do Elefante e da Arara
Cenário: Brasil Pré-cabralino

A Sarça Arde no Igarapé das Almas
Minha vida perdeu seu sentido, a dádiva do futuro de nossa família nos abandona e, sem a visão de Jaci, a noite se tornará eterna para nosso povo. Uma nova trama é trançada, sobre meus sonhos e o outrora destino de meu filho, morto aos pés da montanha. Agora velho, cansado e enlutado, faço preces a Tupã e a Rudá que por meio de límpido igarapé, livre de perigos e infortúnios, possa mostrar o reto caminho a esses jovens. Eu, pajé Muributã, escolherei entre esses homens de poucos verões, cuja maturidade acaba de desabrochar, aquele que me substituirá, uma nova família para carregar a honra da sina e o fardo de nossa tribo… mas me pergunto: qual deles sobreviverá aos caprichos de Tupã, aos desafios de Anhangá ou à onipresença de Nhanderuvuçu?

Mestre:  Stifa
Horário: 10h-14h
Jogadores: 2 – 5
Sistema: A Bandeira do Elefante e da Arara
Cenário: Brasil, anos 1500

A Missão
Os jogadores têm uma tarefa sagrada, escoltar alguns membros de uma missão jesuítica até uma tribo indígena, vários dias adentrando a mata. Várias pessoas recusaram essa tarefa devido a rumores recorrentes na capitania. Do primeiro grupo enviado, retornou apenas um escravo, nitidamente perturbado, relatando poderes malignos presentes na selva. “Todos mortos, todos mortos” repetia o pobre coitado aos berros todas as noites durante seus sonhos. A região a ser explorada é de grande interesse comercial e da igreja. A igreja está oferendo uma grande quantia e proteção divina àqueles que se dispuserem ao trabalho. Rumores locais dizem que o babalaô da região, ao tentar tratar o escravo se deparou com feitiços de origens que seus orixás desconhecem e conseguiu tirar do infeliz alguns símbolos e palavras de uma língua estranha. Alguns padres e curandeiros também foram trazidos, todos relatam desconhecer as fontes das mazelas do escravo, mas uma velha conhecida dos locais garante que mau agouro e aflição afetará aqueles que confrontarem os deuses dos índios.

Mestre: Bruno Falcão
Horário: 10h-14h
Jogadores: 3 – 6
Sistema: Projeto Riguerine
Cenário: Medieval

Os Avatares dos Deuses
Os aventureiros vão para uma ilha chamada de Nova Atenas, resgatar uma sacerdotisa que foi raptada.

Mestre: Brunno Fagundes
Horário: 10h-14h
Jogadores: 2 – 4
Sistema: Rastro de Cthulhu
Cenário: Cairo

Tomb-hounds 
Não é segredo que os túmulos dos antigos faraós guardam incontáveis tesouros de valor e quantidade inestimáveis, também não é segredo que existe um sedento mercado desejando mais e mais dessas lindas e raras peças, o que poucos sabem são os terríveis horrores e monstruosidades que vagueiam pelas catacumbas e corredores subterrâneos das ancestrais estruturas funestas. Movidos pela ganância e sede de riqueza, pela fome, ou pela utópica filosofia de que a cultura pertence a todos, outro mercado também ebuliu, o dos próprios ladrões de tumba, os tomb-hounds. Arqueólogos, escavadores e até mesmo bandidos, invadem e saqueiam de forma sorrateira, na calada da noite. Neste cenário de crise e horror, um grupo de ladrões de tumba conhecido como GHOULS se destacou dos demais, então, não foi surpresa quando um professor inglês foi ao encontro dos criminosos com um pedido. Mas o que ambos não sabem, ou fingem não se importar, é que algumas criptas não deveriam ser perturbadas.

Mestre: Alface
Horário: 10h-14h
Jogadores: 2 – 5
Sistema: Savage World
Cenário: Fallout

O Deus das Ruínas
A Guerra, a guerra nunca muda. A humanidade tenta prosperar 200 anos após uma guerra atômica que devastou o mundo. Muitos tentam restabelecer o senso de ordem e sociedade que o mundo antigo tinha, mas várias facções espalhadas nesta terra devastada ainda brigam por poder, derramando sangue e repetindo o mesmo ciclo destrutivo de seus antepassados. Vocês são um grupo de andarilhos que encontraram um nos outros um senso de família. Devido ao surgimento de um novo deus vocês terão que reviver antigas feridas para evitar perder o pouco que dá sentido à suas vidas. Dizem que a guerra nunca muda, mas humanos sim, através dos caminhos que eles trilham. E este caminho… está chegando ao fim.

Mestre: Janary Damacena
Horário: 10h-14h
Jogadores: 3 – 6
Sistema: Goddess Save the Queen
Cenário: Cairo, 1920.

Em Busca da Máscara de Anúbis
A divisão de Inteligência Britânica interceptou comunicações de um casal de Arqueólogos americanos, Dr. Henry e Dr.ª Martha, que teriam encontrado um papiro antigo contendo a localização da Máscara de Anúbis. Segundo a lenda, a máscara seria capaz de ressuscitar qualquer pessoa, estando ela embalsamada ou não. A máscara seria a dádiva encarnada de Anúbis, permitindo que o sumo sacerdote escolhesse uma alma para retornar do mundo dos mortos. No entanto, antes que pudéssemos organizar uma averiguação, o casal foi sequestrado por um grupo radical de independência local e é mantido em cativeiro como possível moeda de troca em local desconhecido. Até onde a inteligência averiguou, os radicais conhecidos como “Mantos Negros” não têm ideia da descoberta do casal. Cabe às agentes encontrar o casal, descobrir o paradeiro da máscara e trazê-la em segurança para a divisão.

Mestre: Thiago Freitas
Horário: 10h-14h
Jogadores: 3 – 6
Sistema: Tormenta RPG
Cenário: Tormenta

A Traição de Kallyadranoch
Durante seu julgamento, Kallyadranoch criou uma relíquia, essa relíquia foi roubada de Ordine, por um dos seus poucos filhos que ainda tinham a memória sobre o seu Deus. Por séculos, Khalmyr e seus seguidores não descobriram essa relíquia, ela só foi descoberta há poucos dias quando um antigo templo ressurgiu em Sambúrdia.

Mestre: Caio Medeiros de Oliveira
Horário: 10h-14h
Jogadores: 2 – 5 (mesa para crianças)
Sistema: D&D 3.5
Cenário: Mune – o Guardião da Lua

Os Jovens Titãs e o resgate da lua
Robin, Mutano e seus super amigos são levados a descobrir o que esta acontecendo com a lua, que não para de ser minguante… parece que está desaparecendo. São levados até o mundo dos sonhos, para descobrir junto ao Guardião da Lua o que houve.

Mestre: Davi Monteiro
Horário: 10h-14h
Jogadores: 3 – 6 (mesa para crianças)
Sistema: D&D 5e
Cenário: Council of Wyrms

O Construto do Mal
Há muitos anos, um construto orgânico mago, que junta partes de dragões para formar seu corpo, atacou junto com seu fiel companheiro assassino fantasma chamado Atos, vários dragões para que seu corpo ficasse indestrutível e extremamente forte. Mas o Rei dragão o baniu da ilha através de um feitiço, porém alguns dragões viram uma figura bizarra com partes diferentes de dragões sobrevoando a ilha. Será que o constructo maligno voltou a ilha?

Mestre: Alfredo “Nemesis”
Horário: 10h-14h
Jogadores: 2 – 5
Sistema: Savage Worlds
Cenário: Interface Zero 2.0

Deusa – Maquina Vive…
No ano de 2099, mais Androides parecem despertar sua consciência, e um culto a uma entidade, que eles denominam como A Deusa, ganha força entre os Androides. Um grupo de seguidores começa a massacrar vários humanos como sacrifício para ela, e isso está aumentando a tensão e a desconfiança sobre os Androides e o grupo de Mercenários a serviço do Governo tem de lidar com essa seita antes que ocorra mais mortes desnecessárias, porem, quanto mais tempo se perde, mais máquinas se tornam conscientes e leais à Deusa – Maquina…

TARDE

Mestre: Yan Klier (Rock)
Horário: 14h-18h
Jogadores: 3 – 6
Sistema: Storyteller
Cenário: Britânia 43 d.c

Os Guardiões da Essência 
As tribos celtas da Britânia há muito vêm sofrendo com as investidas romanas. A alta sacerdotisa, detentora de todo o conhecimento dos antigos druidas, sente que a profecia está para se cumprir e os deuses logo enviarão os guardiões da essência, guerreiros que irão proteger a antiga sabedoria e a magia dos deuses da destruição e esquecimento.

Mestre: Lucas Rolim – Green Peanuts Tavern
Horário: 14h-18h
Jogadores: 3 – 6
Sistema:  Delving Deeper
Cenário: Fantasia Medieval

A Terra das Sombras
Há dez mil anos, diante de uma extinção eminente, os líderes aterrorizados de Kelben ouviram sussurros em suas mentes – promessas de salvação para sua nação, apenas se submetessem os corpos e as almas do seu povo para uma servidão perpétua. Esses líderes então se transformaram em arautos condutores de Dulmensoltolh, o deus do mal e da dor, e assim foi selado o destino de seu povo.

Mestre: Gabriel Lopes
Horário: 14h-18h
Jogadores: 3 – 6
Sistema: D&D 4e
Cenário: Vale Nentir

Jardins de Pedra
Há vinte anos, uma terrível medusa aterrou os arredores da Estrada do Rei. Um grupo de incautos aventureiros vindos do Abrigo de Inverno, Campos Eufônicos e Queda Escarpada foram suplantar Vahir, a Medusa, e nunca mais voltaram, mas ninguém nunca mais ouviu histórias sobre Vahir. Há uma semana, ao longo da margem da Estrada do Rei, surgiram estátuas de pessoas com faces aterrorizadas que anunciam o retorno de um terror petrificante, as más línguas anunciam: Vahir, a Vingadora.

Mestre: Stevan Correa
Horário: 14h-18h
Jogadores: 2 – 5
Sistema: Mythic Battles RPG
Cenário: Grécia Antiga

Os Filhos de Héracles
Uma série de desaparecimentos aterroriza a região da Sardenha. Há algo de sobrenatural no ar, e ninguém parece estar a salvo. Cabe aos personagens-jogadores descobrir o que está acontecendo… e torcer para que eles próprios não sejam as próximas vítimas de um mitológico serial killer!

Mestre: Capella – Green Peanuts Tavern
Horário: 14h-18h
Jogadores: 3 – 6
Sistema: Call of Cthulhu 7th
Cenário:  Down Darker Trails

El Canon de los Viejos
An old cowboy went riding out one dark and windy day
Upon a ridge he rested as he went along his way
When all at once a mighty herd of red eyed cows he saw
A-plowing through the ragged sky and up the cloudy draw
– Ghost Riders in the Sky, Johnny Cash.

No ano de 1876, os chefes indígenas Sitting Bull e Crazy Horse recusam-se a deixar seu território em Dakota, o General Custer e o 7º regimento da cavalaria foram massacrados na batalha de Little Bighorn, pelas nações Sioux e Cheyenne, marcando o aumento da tensão entre as nações indígenas e os brancos. Neste mesmo ano, o território dos pacíficos Wichita tornou-se um local proibido após uma carnificina na qual um grupo de vaqueiros e os novilhos por eles guiados sumiram sem deixar vestígios, quando a população Wichita foi questionada pela cavalaria, o xamã Ayawamat de pronto afirmou: “Eles sumiram pois é a vontade Kinnekasus (Aquele-que-nunca-foi-visto-na-terra). A despeito desta explicação a cavalaria confiscou as armas de fogo e matou dezenas de indígenas em retaliação pelo sumiço do comboio. Em meio a essa crescente tensão, seis cowboys recebem uma oferta irrecusável: levar um rebanho do sul do Texas até Dodge City no Kansas, um trabalho rotineiro, se não fosse o caminho escolhido por seu empregador: cruzar o coração território indígena Wichita através do famoso cânion dos velhos, ou el canon de los viejos.”

Mestre: Tiago Rolim – Green Peanuts Tavern
Horário: 14h-18h
Jogadores: 3 – 6
Sistema: Blood & Honor
Cenário: Japão Medieval

Ichijô no Chi
O vento frio do fim do inverno bate em meu rosto… Termino a minha meditação em frente ao santuário erigido em honra de meus ancestrais. Esses chegaram na província de Yamato há dois séculos. Senhores terríveis ligados a guerra e invasões – os Matsunagas. Meu irmão é o Daimyo da província e faz juz ao significado da família: – Homens fortes e que não se dobram aos problemas. Mas algo estranho tem acontecido nos últimos dias e fui delegado junto a um grupo de samurais averiguar a morte e desaparecimento de monges em um templo budista, nas fronteiras norte de nossa região.
Os camponeses acreditam na ação de Kamis (espíritos da natureza), mas não sei o que encontraremos no futuro. Vejo meu pequeno filho se divertindo na entrada de minha casa com sua pequena shinai e um arrepio toma minha espinha. Será que terei a alegria de vê-lo crescer forte e encorpado como todos os homens de sua família? Ou será que a morte honrosa me aguarda nessa próxima empreitada e encontrarei meus antepassados que há instantes atrás venerava…

Mestre: Marcello Larcher
Horário: 14h-18h
Jogadores: 3 – 6
Sistema: D&D 5e
Cenário: D&D Immortals

A Ira do Olympus
Imortais jazem acorrentados no topo de tenebrosa montanha nas Terras Devastadas. Seus grilhões drenam-lhes o poder sem cessar enquanto demônios dançam e riem em volta de barreira enevoada, tão forte quanto qualquer prisão. Tendes vós a coragem de embarcar em perigosa missão atrás dos necessários materiais para reconstruir um artefato? Se sobreviverdes à árdua tarefa, assumireis as identidades de lendários heróis e enfrentareis mortíferos inimigos Imortais sem revelardes vossa própria Imortalidade! Os demônios da Entropia estão entre vós e vosso destino final. Tendes o poder para resgatar aprisionados Imortais e preservar o Plano Material? O futuro do próprio Plano está em vossas mãos!

Mestre: Nelson Alves – Green Peanuts Tavern
Horário: 14h-18h
Jogadores: 3 – 6
Sistema: Cypher System
Cenário: Ilha de Sant’Anna (Cenário Próprio)

Alkahest
Só pode ser a casa. Não existe mais nada por aqueles lados da ilha, além daquela atmosfera sombria, inebriante, terrível. Nunca me sentia bem quando precisava andar por lá. Evitava sempre. Independente do motivo, eu não caminhava por aqueles lados. Não! Não só pelos relatos que sempre ouvi a respeito de como todas aquelas pessoas morreram, mas a simples ideia de me aproximar já me arrepiava. Como pude? O cheiro de lodo e enxofre entorpecia a todos. Os ratos que estavam por todos os lados eram os únicos seres vivos que ainda se arrastavam. Teias e mais teias de aranha, mas nenhuma aranha! As paredes tão deterioradas que davam a impressão de que só se manteriam de pé por alguma força terrivelmente sobrenatural.  Ah, se eu imaginasse que tudo acabaria daquela forma. Ah, se eu tivesse ideia do que poderiam ser aqueles gritos. Se por um instante eu não tivesse sido tão ingênuo em tentar parecer corajoso para ela, talvez não só ela, mas todos ainda estivessem vivos. Eu suplico a vocês. Não entrem. Não cometam a loucura que eu cometi e, pior, induzi aqueles pobres coitados a cometerem. Ainda consigo ouvir o som dos seus dentes polindo o chão ao serem arrastados para as profundezas enquanto eu estava inerte acorrentado àquele corpo disforme aguardando a minha vez de padecer!  Vocês não terão a sorte que eu tive. – Mas não tenho escolha. É minha filha!

Mestre: Paulo Igor
Horário: 14h-18h
Jogadores: 3 – 6
Sistema: D&D 5e
Cenário: Filhos do Éden

Os Salões de Anubis
Ano de 1915. Terras do Grande Egito. Em meio as escaldantes areias atualmente dominadas pelos Britânicos, com suas primeiras marchas e batalhas contra os Otomanos no principio da Grande Guerra, os Anjos da Morte, espiões celestiais, a muito infiltrados nos exércitos imperiais, descobrem uma anomalia no Tecido da Realidade envolvendo os antigos espíritos, lendas, magias, deuses e maldições daquelas terras ancestrais. Assim, desconfiados e na necessidade de agir rapidamente, eles se veem obrigados a buscar e aceitar ajuda de fontes não pensadas antes! Como lidar com tais forças? Será que os mistérios dos antigos Faraós poderão ser desvendados? As forças imortais serão capazes de tais feitos? Agora apenas o destino dirá…

Mestre: Alface e Tiago Fumian
Horário: 14h-18h
Jogadores: 6 – 8 (Mesa Crossover)
Sistema: Cypher System
Cenário: Welcome to Night Vale

A Cerimônia
Ah, ser escoteirE. Aqueles que já foram, sabem do que estou falando! – Amizades; trilhas; acampamentos; rituais a divindades de nome esquecido; chorar sangue; acordar dentro de um rio negro, sem memória de como parou lá… marshmallows na fogueira. Os escoteiros e escoteiras de Night Vale possuem uma missão para conquistar o respeitável nível de “Blood Pact Scout”. Nunca aconteceu de escoteirOs e escoteirAs fazerem o teste ao mesmo tempo, e estou certo de que dessa vez também não aconteceu (apesar da evidência do contrário). Os participantes podem esperar trabalho em equipe, ataques sangrentos da natureza e lutas até a morte com canivetes suíços e cordas. Desejamos boa sorte aos sobreviventes, e força e união às famílias dos falecidos. Lembrando que se fossemos parar tudo toda vez que um escoteiro é morto, mutilado ou capturado por entidades cósmicas de objetivos inefáveis, nós não conseguiríamos fazer mais nada nessa cidade. E agora, a previsão do tempo.

Mestre:Erick Rodrigo
Horário: 14h-18h
Jogadores: 2 – 5
Sistema: D&D 5e
Cenário: Filhos do Éden

Os Diários de Ereshkigal
As divindades sumérias, originalmente chamados Anunnaki, ou “Aqueles que dos Céus Vieram”, criaram a raça humana com a finalidade de que lhes servissem de trabalhadores, atendendo as designações dadas pelas divindades. Com isso, outros povos e reinos também foram criados e desenvolvidos ainda sob o domínio das divindades, que escravizavam e deixavam os povos sobre seus domínios. Cansados dessa escravidão, um grupo de seres decide se levantar e arquitetar um plano para se libertar dessa condição. Será que nossos heróis irão conseguir sair dos domínios Ereshkigal?

Mestre: Rômulo
Horário: 14h-18h
Jogadores: 3 – 4
Sistema: Yggdrasill
Cenário: Escandinávia, Século IV

O Fruto da Árvore Envenenada
Quando um juramento é quebrado, o banimento é o seu destino. Quando uma vingança não é feita, os habitantes de Niflheim retornam para cobrar suas dívidas.

Mestre: Gene Cavalcante
Horário: 14h-18h
Jogadores: 3 – 6
Sistema: Savage Worlds
CenárioRaklot

A Jornada
Chega um dia em que todo jovem Panjir passa pelo rito da Jornada. Todas as tribos de Rakaz criam seus próprios desafios para suas crianças, mas, invariavelmente, a Jornada culmina numa viagem pelo mundo dos espíritos onde os jovens enfrentam seu maior desafio até então. Este ano, todas as tribos enviaram seus jovens para a Pedra do Acordo, onde as festividade terão início quando as luas surgirem no firmamento.  Para cinco desses muitos jovens, é um dia mais que especial. O dia em que a Jornada fará com que percam seu nome infantil e se tornem adultos, escolhendo seus novos nomes e ganhando a aprovação de seus clãs.

Mestre: Wolney Andrade
Horário: 14h-18h
Jogadores: 2 – 4
Sistema: Fate
Cenário: Gods and Monsters 

 O Nascimento da Justiça
A mitologia nos ajuda a interpretar a realidade. Toda boa lenda termina com “… e foi assim que…”. Pois essa é a lenda de como os homens aprenderam sobre a Justiça. Tudo começou quando Zyria, deusa da Verdade, desapareceu após ter sido raptada por Olegma, deus dos Segredos. Nossos heróis, eles próprios divindades do mesmo panteão, terão que resgatar Zyria e entregar a Verdade aos homens.

Mestre: Alfredo “Nemesis”
Horário: 14h-18h
Jogadores: 2 – 5
Sistema: Lenda dos Cinco Anéis – 4e
Cenário: Rokugan — Era Isawa II (Ano de 1198)

Burakkuenjeru no s?hai
Culto ao Anjo Negro, na Era Isawa II. As Colônias Rokugani vêm crescendo constantemente, e A Cidade do Bom Viajante se tornou uma sede do Clã Menor do Tubarão. Um culto parece surgir, começa a promover distúrbios e incitar a população a movimentos de direitos, indo contra a Ordem Celestial. Esse grupo se autodenomina Tenshi no kodomo-tachi, ou os Filhos dos Anjos, r pregam pensamentos que são tentadores aos de Classe Inferior o que leva a um estado de caos e logo pode explodir em revoltas armadas na cidade… Um grupo de Samurais tem o dever de investigar, sob ordens diretas do Senhor Feudal, e descobrir o que existe por trás desse culto sombrio… quem é a misteriosa sacerdotisa do Culto, Kuroihi Kei, e qual e seu objetivo por trás de tudo isso?

Sobre ML

M L escreveu 150 posts neste blog.

Gosta de fazer intriga em seus jogos, botar medo nos jogadores, e está sempre à procura do sistema perfeito de RPG.

Comments

  1. Como vai estar o evento para iniciantes? Os personagens vão estar pré-prontos, ou vamos ter que criar antes do evento?

    1. Author

      Personagens prontos, e iniciantes são super bem-vindos!

  2. Joao, acho que varia de mesa para mesa. Na minha, por exemplo, as fichas estarão prontas, havendo uma variedade de personagens para os jogadores escolherem que mais se adequem com seu estilo de jogo. Faço isso para agilizar o início do jogo e ajudar os iniciantes 🙂

Leave a Comment