A literatura fantástica de Clark Ashton Smith

“Era como se a noite de uma catacumba em ruínas se fechasse sobre ele. Sentia aos poucos o respirar tênue e gélido do vento que o havia perturbado antes, com seu mistério; e mais uma vez o pó ascendeu até suas narinas. Percebeu então que o aposento não estava totalmente escuro, pois conseguia discernir os vagos contornos do atril diante de si”, O Andarilho do Pó – Clark Ashton Smith.  

Uma obra do escritor Clark Ashton Smith (1893-1961), está em financiamento coletivo no Brasil pela editora Clock Tower. Agora que você sabe a informação principal, eu vou explicar o porquê esse é um livro interessante para apoiar.

Smith foi poeta, escultor, pintor e autor americano de contos de fantasia, horror e ficção científica. Ele é um dos mais importantes nomes da literatura Pulp da década de 1920, quando escrevia contos a respeito de coisas bizarras e arabescas para revistas como a Weird Tales. Foi amigo de H.P. Lovecraft e de outros autores que partilhavam o mesmo gosto pela literatura fantástica como Robert Block, Ray Bradbury e Robert E. Howard.

A troca de correspondências com ideias, esboços e impressões sobre os textos uns dos outros, foi responsável por um movimento criativo que misturava terror, ficção científica e fantasia e, ainda hoje, influencia autores modernos. Neste livro, a editora traz diversos contos importantes da coleção do autor, abordando cada aspecto de sua obra com foco nos Mitos de Cthulhu, cartas e ilustrações.

Editora Clock Tower

Idealizada por Denílson E. Ricci depois de anos de trabalho com o Site Lovecraft, a editora nasceu em 2012 com a publicação – em forma de financiamento coletivo – do livro O Mundo Fantástico de H.P. Lovecraft. Desde o início o objetivo era publicar grandes obras e autores esquecidos do passado e que não têm um apelo comercial que justifique a atenção de grandes editoras.

A Clock Tower se dedica à ficção fantástica de horror, produzindo livros que vão além do ofício de traduzir e publicar, evocando a aura dos antigos círculos literários, quando diversos escritores trocavam informações e impressões sobre essa literatura. Inclusive grande parte da força para a criação da editora veio de um antigo grupo de e-mails do Yahoo, que debatia a literatura de horror, principalmente Lovecraft e afins, chamado Culto Lovecraftiano, do qual fiz parte entre 2002 até seu fim no final de 2015.

Entre os ótimos trabalhos realizados pela editora estão:

O Mundo Fantástico de H. P. Lovecraft – H. P. Lovecraft

O Mundo Sombrio: Histórias dos Mitos de Cthulhu – Robert E. Howard

O Rei de Amarelo – Robert W. Chambers

O Mestre do Oculto – Arthur Machen

Terra da Noite – William Hope Hodgson

O Horror Cósmico de LovecraftDaniel Dutra 

O Ciclo de YigH. P. Lovecraft

O Mundo Fantástico de H.P.Lovecraft Vol. 02H.P. Lovecraft

Sobre Janary Damacena

Janary Damacena escreveu 141 posts neste blog.

Sempre interessado em narrações fantásticas e de horror, apreciador de boa interpretação e defensor da regra de ouro.

Leave a Comment